TRAGÉDIA NO LITORAL

Tarcísio pede que veranistas no Litoral Norte voltem para casa

Cerca de 7 mil veículos já saíram da região, mas falta de mantimentos para os próprios moradores preocupa autoridades

Marina Aguiar
Publicado em 22/02/2023, às 17h33 - Atualizado às 17h49

FacebookTwitterWhatsApp
Falta de mantimentos para os próprios moradores preocupa autoridades Estragos Litoral Norte - Rovena Rosa/Agência Brasil
Falta de mantimentos para os próprios moradores preocupa autoridades Estragos Litoral Norte - Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador Tarcísio de Freitas fez um apelo na manhã desta quarta-feira (22) aos veranistas e turistas que ainda estão no litoral norte de São Paulo. Em coletiva em São Sebastião, ele pede que todos deixem a região e voltem para suas casas.

A maior preocupação das autoridades é com a falta de mantimentos nos mercados locais. "É importante que as pessoas voltem para suas casas, voltem para outras cidades do estado e do Brasil para que a gente diminua a pressão sobre a necessidade de mantimentos nas regiões atendidas", disse Tarcísio.

A falta de mantimentos se deve, principalmente, à dificuldade de acesso à região, que alcançou proporções assustadoras. Comerciantes oportunistas aproveitaram a tragédia para superfaturar o valor dos produtos.

Em alguns locais a água mineral chegou a custar R$ 93 o litro. No entanto, Tarcísio afirmou que o sistema de abastecimento de água já foi restabelecido na região e que a Sabesp está fornecendo 40 mil litros de água em caminhões pipa. Além disso, foram recebidos 30 mil litros de água mineral por meio de doações. "Ninguém precisa comprar água".

Rodovias desobstruídas

Ainda segundo o governador, a rodovia Rio-Santos, da Barra do Sahy até o Centro, foi desobstruída. "Obviamente temos pontos de retenção, alguns trechos operando em faixa única, com operação Pare e Siga. Vamos reforçar a sinalização e montar a mesma operação de ontem: reverter uma das faixas da Tamoios, deixar três faixas subindo e uma só faixa descendo", explicou.

"Ontem quando a gente fez isso, a gente conseguiu dar fluxo na Rio-Santos. Cerca de 7 mil veículos deixaram a região no dia de ontem. E vamos proceder da mesma forma hoje".

O dia amanheceu com tempo ensolarado na região e trouxe boas expectativas para evacuar a área. "Toda janela de tempo bom que a gente tiver, a gente tem que aproveitar para trabalhar no resgate e pra fazer o retraimento de pessoas. Quem veio para o litoral passar carnaval, aproveita a janela de tempo bom que nós temos pra se deslocar", orienta Tarcísio.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!