FERIADOU!

7 lugares especiais para visitar no feriado de 7 de setembro em São Vicente (SP)

Confira lugares especiais e inesquecíveis para aproveitar o feriado com estilo e muita cultura!

Da redação
Publicado em 02/09/2021, às 14h44 - Atualizado em 30/01/2023, às 11h16

FacebookTwitterWhatsApp
Centro comercial de São Vicente - Jornal Vicentino
Centro comercial de São Vicente - Jornal Vicentino

O feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, é comemorado na próxima terça-feira, e movimentará a Baixada Santista. A data tem importância irrefutável na história do país, consolidando o dia em que Dom Pedro efetuou o grito da independência do país.

Seja paulistano ou caiçara, se estiver pelas cidades do litoral paulista o seu roteiro de passeios para o feriado já está pronto!

E quer cidade melhor para comemorar uma data histórica do que São Vicente, a primeira cidade do Brasil? O local foi escolhido para a colonização dos portugueses após a descoberta do Brasil, no dia 22 de abril do ano de 1500 e virou cidade em 22 de janeiro de 1532, fundada por Martin Afonso de Souza, militar de Portugal. 

1º Casa Martim Afonso

(Prefeitura de São Vicente)

O fundador da primeira cidade do Brasil, Martim Afonso, residiu em uma fortaleza de pedra durante o ano de 1532, deixando a residência para os capitães-mores que o sucederam. O local se tornou uma atração turística, onde foi construída uma estrutura para preservar as partes originais da fortaleza. A Casa de Martin Afonso é considerada o marco zero do Brasil.

Local: Praça 22 de Janeiro, número 469, Gonzaguinha.

2º Biquinha de Anchieta

(Prefeitura de São Vicente)

Desde a fundação da cidade de São Vicente, os primeiros registros da Biquinha de Anchieta datam o ano de 1553. Na época em questão, o Morro dos Barbosas possuía três nascentes, a mais famosa delas, conhecida anteriormente como Fonte do Povoado, é preservada até hoje.

O local é um marco histórico da chegada dos europeus no país, a água era utilizada para catequizar os indígenas. A Biquinha então se tornou uma praça comercial, extremamente conhecida na primeira cidade do Brasil e visitada por turistas de todo o mundo.

Local: Praça 22 de Janeiro, São Vicente, local aberto.

3º Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente

(Arquivo Histórico)

Fundado em 5 de fevereiro de 1959, por Francisco Martins e Odete Veiga, o Instituto é o registrador oficial da história de São Vicente, gravando, contextualizando e ensinando sobre os passos do marco zero do país. O local foi restaurado e criado como sede pelo historiador Francisco.

A arquitetura local é uma das principais relíquias da cidade, por ser a antiga casa do barão alemão Kurt Gustav von Pritzelwitz, investidor cafeeiro e posteriormente descoberto como espião durante a segunda guerra.

O Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente possui um gigantesco acervo com 126 mil peças diversas, entre objetos antigos, arte, instrumentos etc. Além de sediar a biblioteca municipal, com 36 mil volumes.

Local: Rua Frei Gaspar, número 280, Centro.

4º Ponte Pênsil

(Prefeitura de São Vicente)

A Ponte Pênsil de São Vicente foi a primeira obra do gênero no país. O local foi tombado como patrimônio histórico, inaugurado em 21 de maio de 1914, é uma construção fundamental até os dias de hoje. A ponte possui grande parte do material original na qual foi construída, vindo da Alemanha.

5º Estátua do Ipupiara

(Caverspencer/Waymarking)

As cidades do litoral paulista possuem uma lenda exótica e assustadora envolvendo um famoso monstro marinho, que atualmente possui uma estátua em sua homenagem na cidade de São Vicente (SP). Confira a lenda aqui: Afinal, quem é o monstro marinho homenageado em São Vicente? Conheça Ipupiara! (costanorte.com.br)

Local: Praça 22 de Janeiro, São Vicente, Local Aberto.

6º Praias

(Arquivo Histórico)

As praias de São Vicente são acolhedoras e maravilhosas, além da importância histórica de portar o papel de solo dos primeiros passos dos colonizadores no país, as praias apresentam ótima vista e opções variadas de quiosques para passear com os familiares

7º Centro comercial da cidade

Centro comercial de São Vicente (Jornal Vicentino)

O centro da cidade de São Vicente é famoso pela quantidade de comércios e camelôs, seja para comprar roupas ou lembranças, tudo pode ser encontrado lá! A melhor parte é que os preços são acessíveis e o local super movimentado, podendo também ser uma opção para passeio.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!