COMOVENTE

Coral 'SUSpirando' emociona pacientes em hospitais de São Vicente

Grupo formado por servidores da secretaria de saúde leva acolhimento e alegria por meio da música; a iniciativa promove esperança e conforto ao ambiente hospitalar

Da redação
Publicado em 06/07/2023, às 15h07 - Atualizado às 15h53

FacebookTwitterWhatsApp
O objetivo do projeto é realizar uma apresentação por mês em cada hospital da cidade  Blusa do Coral SUSpirando - Divulgação/ Prefeitura de São Vicente
O objetivo do projeto é realizar uma apresentação por mês em cada hospital da cidade Blusa do Coral SUSpirando - Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

A tarde de terça-feira (4) foi marcada por emoção e encantamento no Hospital Doutor Olavo Hourneaux de Moura, em São Vicente. O coral SUSpirando, formado por servidores da Secretaria de Saúde (Sesau), proporcionou momentos especiais aos pacientes, entoando músicas de amor, esperança e alegria.

A iniciativa, que teve início no Hospital do Vicentino, busca levar humanização e acolhimento às pessoas em tratamento médico. Com um repertório animado e leve, o grupo entoou canções de grandes artistas brasileiros, como Rita Lee, Lulu Santos e Milton Nascimento.

Nos quartos dos pacientes a magia da música se fez presente, emocionando a todos. José Luis Lopes, de 63 anos, ficou muito feliz ao saber que receberia os integrantes para cantarem juntos e fez questão de ligar para a esposa por chamada de vídeo.

"Cheguei no domingo à noite aqui e já estava agitado para ir embora, mas receber vocês aqui, me acalmou. Me fez tão bem escutar e cantar com todos!", disse o paciente em lágrimas, emocionado, assim como a mulher que chorava do outro lado da linha.

Presente no mesmo quarto de Seu José, Raimundo Rodrigues, de 62 anos, estava acompanhado da família e sabia todas as músicas de cabeça. Com as mãos para cima, ele entoou alegre e emocionado as composições com os servidores.

"Não tem como não chorar ao ouvir Rita Lee. Parabéns pelo trabalho de vocês, continuem sempre assim!"

A ação vem recebendo grande apoio e elogios. Karini Cruciari, responsável técnica de enfermagem do Hospital Dr. Olavo, destacou a paz e humanização proporcionadas pelo coral, trazendo alegria não apenas para os pacientes, mas também para os funcionários.

A cantora profissional Jack Muller, que está no ramo da música há 20 anos, sensibilizada pela iniciativa, entrou em contato para poder fazer uma participação especial na apresentação de terça-feira (4) e elogiou o trabalho realizado, ressaltando o impacto positivo que a música tem na vida das pessoas.

"Muito lindo, interessante e tocante esse trabalho que está sendo feito, levando amor para os pacientes. Me emocionei demais. Em um dos quartos, tinha um senhorzinho que me lembrou tanto o meu pai que eu entrei em prantos. Eu participo de um coral em São Paulo, mas é a primeira vez que faço parte de um grupo que vai até os hospitais, que leva acolhimento para o próximo", destacou a cantora, que mora na Baixada Santista.

Iniciativa busca estabelecer uma conexão entre os servidores e os pacientes que enfrentam momentos difíceis de saúde Mulher lendo letra de música (Divulgação/ Prefeitura de São Vicente)

A secretária de saúde, Michelle Santos, que também participou das apresentações, expressou sua gratidão pelo momento especial de união e compartilhamento proporcionado pelo coral. 

Coral ‘SUSpirando’ 

O coral 'SUSpirando' foi criado com o objetivo de levar mais humanização aos pacientes atendidos nos hospitais da cidade. A iniciativa busca estabelecer uma conexão entre os servidores e os pacientes que enfrentam momentos difíceis de saúde.

Cerca de 40 servidores, junto com a secretária de Saúde, deram início aos ensaios e preparações para o nascimento do coral, que conta com a participação voluntária dos servidores de diversos setores da secretaria. Comandado por servidores com conhecimento em música, os ensaios ocorrem semanalmente e o grupo já tem sua identidade visual com camisetas personalizadas. 

O nome do projeto faz alusão ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a junção com a palavra “pirando” remete ao ato de suspirar no canto e na vida. A participação dos servidores é voluntária e a adesão foi aumentando no decorrer dos ensaios.

O objetivo é realizar uma apresentação por mês em cada hospital da cidade, unindo experiências e proporcionando o melhor resultado possível.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!