VOLTA ÀS AULAS

Escolas do ensino fundamental voltam às aulas presenciais em São Vicente

Após 17 meses, alunos retornaram nesta segunda-feira (27). Retomada será gradual, com 100% de retorno em 18 de outubro

Da redação
Publicado em 27/09/2021, às 16h52 - Atualizado em 28/09/2021, às 08h28

FacebookTwitterWhatsApp
Escolas do ensino fundamental voltam às aulas presenciais  Professora e aluno no modelo de ensino semipresencial em sala de aula - Foto: Divulgação Prefeitura de São Vicente
Escolas do ensino fundamental voltam às aulas presenciais Professora e aluno no modelo de ensino semipresencial em sala de aula - Foto: Divulgação Prefeitura de São Vicente

As escolas de São Vicente completaram, nesta segunda-feira (27), o ciclo de retomada das aulas presenciais, após 17 meses de escolas fechadas devido à pandemia da covid-19. A última etapa contempla os 27 mil alunos do ensino fundamental I (1º a 5º ano) e II (6º a 9º ano).

*Obrigado por ler o Costa Norte. Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorteno Telegram! 

Pelas próximas duas semanas, a ocupação deverá ser de 50% da capacidade física de cada unidade. A partir de 18 de outubro, o retorno será de 100%.

“As escolas estão preparadas para atender as crianças, mas pedimos que os alunos continuem usando álcool em gel, máscara e mantenham o distanciamento, porque a pandemia ainda não acabou”, salienta a secretária de Educação, Nívea Costa Marsili, lembrando da emoção de todos em ver as escolas funcionando novamente.

Retorno gradual

O processo de volta às aulas foi iniciado em 13 de setembro, com as creches. Na sequência, as unidades de educação infantil foram reabertas no dia 20. A partir de 27, o ensino regular (1º a 9º ano) e a modalidade EJA encerram esse ciclo de retorno, sempre seguindo os protocolos sanitários.

A rede municipal tem 60 escolas e 53 creches, totalizando mais de 38 mil alunos atendidos por 2,4 mil professores e 1,5 mil funcionários.

A Secretaria de Educação (Seduc) orienta que os responsáveis entrem em contato com a unidade, para verificar como será o protocolo de retorno.

Cuidados a serem tomados no retorno

Os cuidados foram revisados pelo grupo de trabalho criado pela deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 Nº 121, são eles:

- Planejar o fluxo de entrada e saída dos alunos, professores e demais profissionais e, se possível, estabelecer entradas separadas para alunos e profissionais;

- Facilitar o acesso a pias ou lavatórios com água, sabonete líquido e papel toalha;

- Disponibilizar dispensadores de álcool 70° pelos ambientes da escola e disponibilizar produtos de higienização de ambientes;

- Padronizar as lixeiras das escolas de forma a serem todas com tampas e pedal;

- Marcar o chão (para filas, por exemplo) e afastar as cadeiras na sala de aula, na distância recomendada no capítulo a frente;

- Distribuir cartazes indicando o fluxo de pessoas, locais de dispensadores de álcool 70°, distanciamento, uso correto das máscaras e uso correto das lixeiras.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!