ENTENDA

Especialista explica o motivo do sumiço da maré no litoral paulista

Quando a baixa pressão está se descolando para o alto mar, ela carrega a água junto

Da redação
Publicado em 16/08/2022, às 09h51 - Atualizado às 12h25

FacebookTwitterWhatsApp
Os ventos agitaram bastante o mar, causando uma maré meteorológica Especialista explica o motivo do sumiço da maré em São Vicente Praia de São Vicente com maré muito baixa - Reprodução
Os ventos agitaram bastante o mar, causando uma maré meteorológica Especialista explica o motivo do sumiço da maré em São Vicente Praia de São Vicente com maré muito baixa - Reprodução

Após um fotógrafo flagrar o sumiço do mar na orla de São Vicente, litoral de São Paulo, e moradores cogitarem a possibilidade de tsunami, especialistas esclarecem e explicam o fenômeno que realmente aconteceu, "maré meteorológica negativa".

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O especialista em Climatologia e Hidrologia Rodolfo Bonafim afirmou que “Essa maré muito baixa é chamada de efeito de Eckman, e acontece depois de uma forte frente fria, como foi o caso da passagem do ciclone. Os ventos agitaram bastante o mar, causando uma maré meteorológica. Com a vinda da frente fria e o ciclone intenso, tivemos uma ressaca forte. Isso contribui para que o vento flua paralelamente à nossa costa, o que acaba retirando a água do local, resultando no recuo da maré”.

Quando a baixa pressão está se descolando para o alto mar, ela carrega a água junto. A baixa pressão é quando há formação de nuvem, o que gera um clima mais instável e favorece chuvas e tempestades.

Em entrevista ao Uol o professor e pesquisador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (Universidade Santa Cecília), Renan Braga Ribeiro afirma que, apesar de não ser tão raro, o fenômeno maré meteorológica negativa causou surpresa pela intensidade.

"Eu mesmo não me lembrava de uma maré tão negativa em nossa região", afirmou. "Tivemos um período de maré seca em 2017, mas essa maré registrada na sexta-feira em São Vicente impressiona".

Leia também:Forte frente fria se aproxima do litoral de SP e temperaturas vão de 31° a 10°C; veja previsão

O que é a maré negativa?

Quando a elevação do nível do mar está acima do previsto na tábua de marés e o vento desce a costa brasileira, gera a mesma força para a esquerda do movimento do vento, mas empurra o volume da água para alto mar. É quando ocorre a maré meteorológica negativa.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

Geralmente as marés meteorológicas negativas causam níveis mais baixos do que aqueles previstos na tábua de marés, podendo comprometer a navegação em canais de acesso a baías e portos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!