SAÚDE

Morador denuncia descaso na saúde de São Vicente

"Mais de 45 dias sem médicos, sem insumos e medicamentos na unidade ESF (Estratégia saúde da família) Ponte Nova e Quarentenário", afirmou morador

Da redação
Publicado em 06/04/2021, às 15h22 - Atualizado às 17h09

FacebookTwitterWhatsApp
Morador denuncia descaso na saúde de São Vicente - Reprodução/Facebook
Morador denuncia descaso na saúde de São Vicente - Reprodução/Facebook

O morador, Marcelo Rodrigues, de São Vicente fez uma denúncia a UBS Ponte Nova e Quarentenário, no bairro Vila Ponte Nova, em sua rede social, na manhã desta segunda feira (5).

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNnoticiasdolitoralE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Em vídeo, Rodrigues cita a falta de medicamentos e insumos na unidade, além disso alega não ter médicos na UBS há 45 dias: "Indo até a Unidade de Saúde da Mulher só tem um ginecologista para atender toda a população feminina da área continental de São Vicente".

Morador denuncia descaso na saúde de São Vicente (Reprodução/Facebook)

Como essa situação vem ocorrendo há uns dias na região da Vila Ponte Nova, o morador tentou contato com a secretária de Saúde do município e não teve resposta sobre a questão de insumos, medicamentos e médicos. A única informação que ele disse receber é de funcionários e frequentadores que falam: "só existe um médico realizando atendimento, um pediatra, que no entanto não atende como clínico geral".

Resposta

A prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informou que duas profissionais que faziam atendimento na UBS/ESF Vila Ponte Nova e ESF Quarentenário, por motivos pessoais, se desligaram do programa Mais Médicos. Um edital já foi emitido pelo Ministério da Saúde e o município receberá a reposição de 13 médicos de família do programa Mais Médicos, sendo que dois deles serão destinados ao atendimento nesta unidade.

Segundo a prefeitura, no momento, a unidade conta com dois pediatras e um clínico geral. "A situação será normalizada com a chegada dos novos profissionais. Na Unidade de Saúde da Mulher, três médicos foram contratados por meio de concurso. No entanto, dois deles solicitaram exoneração. A Sesau já solicitou o chamamento dos próximos médicos do concurso vigente".

Sobre a falta de insumos e medicamentos, a Sesau esclarece que, devido à grande demanda, o estoque de alguns insumos se esgotou na unidade citada, porém, a reposição já foi solicitada.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!