PRIMEIRA CIDADE DO BRASIL

Projeto de lei pretende que São Vicente seja a capital do Brasil por um dia no ano

Se o projeto for aprovado, a Primeira Cidade do Brasil será a sede do Governo Federal todo dia 22 de janeiro, data de fundação de São Vicente

Da redação
Publicado em 16/06/2023, às 13h50 - Atualizado às 14h26

FacebookTwitterWhatsApp
Projeto de lei é da deputada federal Renata Abreu, do Podemos Projeto de lei pretende que São Vicente seja a capital do Brasil por um dia no ano Bandeira de São Vicente hasteada no alto do morro - Prefeitura de São Vicente
Projeto de lei é da deputada federal Renata Abreu, do Podemos Projeto de lei pretende que São Vicente seja a capital do Brasil por um dia no ano Bandeira de São Vicente hasteada no alto do morro - Prefeitura de São Vicente

Responda rápido: qual é a capital do Brasil? A resposta certa, obviamente, é Brasília, mas um projeto de lei pode fazer com que essa resposta esteja errada pelo menos em um dia durante o ano.

A deputada federal Renata Abreu (Podemos) encaminhou nesta semana para o Congresso Nacional um projeto de lei que transfere ao município de São Vicente, em caráter simbólico, a sede do Governo Federal todo dia 22 de janeiro, data de fundação da cidade.

Se o projeto de lei for aprovado, a Primeira Cidade do Brasil será proclamada capital do Brasil uma vez por ano. Muito chique, não é mesmo?

Na proposta, Renata explica que o objetivo é "homenagear a primeira vila do Brasil, visto que São Vicente é o primeiro povoado colonial permanente estabelecido na América Portuguesa, em 1532".

O texto ainda cita que São Vicente é um município tradicional do estado de São Paulo e tem sua economia alicerçada no turismo e comércio.

"É uma justa homenagem a essa cidade que guarda tanta história rica e que representa o início da nossa nação. O prefeito Kayo Amado está fazendo um excelente trabalho para que o município se desenvolva e a população tenha uma vida melhor. Essa homenagem é para o povo vicentino", disse a deputada federal Renata Abreu.

O prefeito Kayo Amado agradeceu a deputada pelo projeto proposto. "Quero primeiramente agradecer esse olhar da Renata para a nossa cidade e parabenizá-la. Estamos na torcida pela aprovação, que reforçará a nossa luta para reerguer São Vicente, dando a justa importância que a cidade e o povo merecem, resgatando, sobretudo, o orgulho de ser vicentino", comentou o prefeito.

Leia também: Litoral de SP tem histórico de tremores de terra

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!