ARTE PERIFÉRICA

Re-cria: movimento upcycle ganha espaço em São Vicente

Exposição de moda sustentável busca promover valorização da memória de forma lúdica

Da redação
Publicado em 04/07/2023, às 14h25 - Atualizado às 15h31

FacebookTwitterWhatsApp
A exposição promete oferecer um ambiente permeado por nostalgia, criatividade e referências periféricas, com elementos surpreendentes  Dois artistas que vão apresentar suas obras. - Divulgação
A exposição promete oferecer um ambiente permeado por nostalgia, criatividade e referências periféricas, com elementos surpreendentes Dois artistas que vão apresentar suas obras. - Divulgação

A exposição Re-Cria está em exibição no Espaço Multicultural em São Vicente e promete oferecer uma oportunidade única para o público apreciar obras de arte concebidas pelos artistas Eddie World e Tks Lucas. O objetivo das criações é reforçar o conceito de sustentabilidade na moda periférica e disseminá-la entre diversos públicos.

Eddie World, artista de 26 anos, destaca a importância do tempo e da preservação da memória em diferentes esferas sociais e de renda, incluindo a moda. “Desde pequeno tive incentivo familiar para estar inserido na arte. Lembro até hoje da máquina de costura da minha avó. Meu pai é pintor e pegava telas do lixo para transformar em arte. Também aprendi sobre brechós e moda sustentável com a minha mãe. Tudo isso se fixou na mente e, quando iniciei meu brechó, eu percebi que o pessoal trata a moda como algo só sobre tendência”, explica o artista.

As peças de vestuário, calçados e acessórios confeccionados a partir de materiais descartados são exibidos com cuidado em araras, manequins e prateleiras. Num ambiente permeado por nostalgia, criatividade e referências periféricas, encontram-se elementos surpreendentes, como pipas feitas de tecidos, blocos de cimento como suporte e até mesmo uma antiga TV de tubo transmitindo um vídeo sobre o brechó dos artistas. Tudo é cuidadosamente pensado para encantar o olhar e estimular a conscientização nas compras e a apreciação artística dos visitantes.

Na fala de Tks Lucas, 23 anos, nota- se que ele retrata que as margens da sociedade já vivem do reaproveitamento e customização de peças muito antes de surgir discussões sobre sustentabilidade. "Acaba sendo um estilo de vida, uma ideologia trabalhar com arte. A vontade de ter uma marca e de estudar foi uma ideia ótima que agora me desperta a vontade de mostrar para sempre minha visão do que é moda e arte para todos"

A exposição Re-Cria, que conta com o apoio da prefeitura de São Vicente e da Secretaria de Cultura (Secult), está aberta para visitação no Espaço Multicultural na Praça 22 de Janeiro no Centro. É importante ressaltar que as peças expostas estão disponíveis para venda.

Upcycle

Segundo o site da Vogue Brasil, as vestimentas passam por uma metamorfose, são transformadas em novas peças de vestuário e passam a ter um novo contexto, um novo conceito de moda que desperta o desejo nas pessoas. Este fenômeno, conhecido como Upcycle, é uma tendência surgida nos anos 1990 como resposta à necessidade de inovação e mudança de comportamento. Embora tenha uma origem antiga, esse conceito chegou ao Brasil recentemente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!