VOLTA ÀS ESCOLAS

São Vicente (SP) | Aulas presenciais retornarão de forma híbrida em 5 de abril

Plano de retomada foi elaborado de forma conjunta e prevê cumprimento de protocolos sanitários e período reduzido na escola

da Redação
Publicado em 04/03/2021, às 16h49 - Atualizado às 16h57

FacebookTwitterWhatsApp
Durante revezamento, alunos que não estiverem na aula presencial continuarão tendo aulas remotas - Reprodução/ PMSV
Durante revezamento, alunos que não estiverem na aula presencial continuarão tendo aulas remotas - Reprodução/ PMSV

Após um ano sem aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19, o início das atividades de forma híbrida está agendado para o dia 5 de abril, nas escolas municipais de São Vicente (SP).

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CN_infoBaixadaSantista E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

As medidas constam no Plano Municipal de Retomada, documento elaborado pelo grupo de trabalho formado por representantes da Secretaria de Educação (Seduc), professorado, gestores, funcionários, pais, secretarias de Saúde (Sesau) e de Assistência Social (Seas), Vigilância Sanitária, Conselho Municipal da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

As propostas apresentadas no decorrer do mês de fevereiro foram criteriosamente avaliadas, com o consenso de que a volta aconteça de maneira segura para alunos, professores e funcionários, em conformidade às orientações do Plano Estadual e de acordo com a realidade local.

No quesito proteção, foram elencadas ações para o pré-retorno às atividades presenciais, envolvendo a organização do ambiente escolar, aquisição de equipamentos de proteção individual, condições de higiene, treinamento e capacitação, medidas sociais de saúde, entre outras.

Readequação – A proposta pedagógica do retorno gradativo se dará de forma distinta, de acordo com cada unidade e a etapa de ensino. Para isso, será necessária uma readequação da grade de aulas e adoção de horário reduzido.

- Creches – atenderão de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Cada turma, composta por 20% do total de crianças, frequentará a unidade uma vez por semana.

- Educação Infantil - as atividades presenciais serão de segunda a quinta-feira, com período reduzido a três horas diárias. Cada grupo, formado por 25% do total, frequentará a unidade uma vez por semana.

- Anos Iniciais (1º a 5º ano) - as atividades presenciais serão de segunda a quinta-feira, com período reduzido a três horas diárias. Cada grupo, formado por 25% do total, frequentará a unidade uma vez por semana.

- Anos Finais (6º a 9º ano) - turmas terão capacidade máxima de 30% e cada grupo frequentará a escola por cinco dias consecutivos, entre segunda a sexta-feira, com jornada de três horas diárias.

Durante o revezamento, os alunos que não estiverem na aula presencial continuarão tendo aulas remotas. Já os alunos que estiverem exclusivamente na modalidade remota, serão atendidos pelos professores integrantes do grupo de risco e deverão realizar as atividades propostas, para fins de frequência e avaliação, devendo o responsável comparecer à unidade escolar, sempre que solicitado, para devolutiva das atividades e demais orientações.

Histórico - No ano de 2020 a escola precisou lidar com uma nova realidade devido à Covid-19. Diante desse novo cenário, os tempos, espaços e relações tiveram de ser remodelados, passando do ensino presencial à educação remota. Segundo dados da UNESCO, em maio de 2020, no auge da pandemia, 191 países aderiram ao fechamento das escolas, impactando 1.575.270.054 alunos com aulas remotas. A retomada das aulas no mundo tem sido gradual e apresenta como medidas comuns a triagem, distanciamento, sanitização e rotinas de higiene.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!