ARTE E EDUCAÇÃO

Biblioteca de Ubatuba é contemplada por edital de Maurício de Sousa

O edital selecionou 82 cidades do Estado de SP; a Biblioteca Municipal irá receber um extenso acervo de gibis e livros da Turma da Mônica

Gabriela Petarnella
Publicado em 03/10/2023, às 09h15

FacebookTwitterWhatsApp
O edital tem o objetivo de incentivar a leitura para todos os públicos - Divulgação governo SP
O edital tem o objetivo de incentivar a leitura para todos os públicos - Divulgação governo SP

A Biblioteca Municipal Ateneu de Ubatuba, é uma das 82 bibliotecas do estado a serem contempladas pelo edital Biblioteca Maurício De Sousa. O projeto visa promover a leitura e incentivar o acesso à cultura por meio da distribuição de livros e gibis da Turma da Mônica e do renomado escritor e cartunista Mauricio de Sousa.

O processo de seleção contou com 143 inscrições de 111 cidades paulistas, levando em consideração diversos critérios, como a prestação de serviços e programas de mediação de leitura para a comunidade local, dias e horários de funcionamento, região administrativa, localização da biblioteca dentro do município, número de habitantes e participação da equipe da biblioteca nas ações realizadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e pela SP Leituras.

Prefeitura Ubatuba
Prefeitura Ubatuba

No acervo da Biblioteca Municipal, agora estão disponíveis 120 livros e 36 gibis relacionados à Turma da Mônica e a obras de Mauricio de Sousa. O destaque vai para os exemplares em braile, que de acordo com Douglas Oliveira, Agente Cultural da Biblioteca: "Ter exemplares em braile significa ampliar o acesso à cultura a mais pessoas, já que a Turma da Mônica representa para muita gente uma porta de entrada para a literatura".

O Projeto é uma iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, com o apoio de diversas editoras, incluindo Ação Claretiana/Ave Maria, Cem por Cento Cristão, Cortez, Culturama, Girassol Brasil, Matrix, Online, Panini e Fundação Dorina.

Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, ressaltou que o projeto é em comemoração aos 60 anos da personagem Mônica, intensificando o diálogo cultural com o público e promovendo atividades baseadas no material doado.

As bibliotecas selecionadas também receberão kits que incluem cerca de 200 publicações, além de um totem temático e uma testeira para estante, que servirão como sinalização para facilitar a localização do acervo pelos leitores. Como contrapartida, essas bibliotecas realizarão, até o final do ano, ações culturais relacionadas à Turma da Mônica, atraindo novos públicos e promovendo leitura.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!