Uma cambada de caranguejos foi vista nas praias de Ubatuba (SP), o caso foi registrado nesta terça-feira (27) por uma moradora local. O show natural encantou os internautas e seguidores do grupo Tamoios de Ubatuba (SP).

Marlene Giraud, protetora da Caçandoca e Coordenadora do Projeto Manguezal do Guaiamum, conta que está ocorrendo é a ‘andada do guaiamum’, as fêmeas da espécie saem do mangue em direção ao mar, a andada tem a intenção de lavar os ovos e voltar para o mangue.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortesonoticias E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Este tipo de fenômeno ocorre entre os meses de abril e maio, os caranguejos escolhem a lua cheia ou a lua nova para lavar os ovos. “Foi nessa lua cheia que elas saíram e filmaram o fenômeno”, conta Marlene.

Lei –

O Ministério do Meio Ambiente proíbe a captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização deste espécime. A lei atua em todo o território brasileiro e tem como foco a proteção da fauna ameaçada de extinção.

Projeto Manguezal do Guaiamum - 

O Projeto se iniciou em 2012 com a finalidade de proteger e preservar os guaiamuns, moradores locais observaram que diversos individuos estavam capturando estes animais durante a época de 'andada', prejudicando severamente a fauna e flora local, aumentando os riscos de extinção do caranguejo.