LITORAL NORTE

Corpo do 2º pescador desaparecido havia 11 dias é encontrado em Ubatuba

Familiares e autoridades náuticas encerram drama vivido por 11 dias de buscas intensas no litoral norte

Lenildo Silva
Publicado em 01/07/2023, às 13h10 - Atualizado em 04/07/2023, às 10h44

FacebookTwitterWhatsApp
Marinha do Brasil, GBMar e Polícia Ambiental seguem nas buscas Buscas pescadores Ubatuba - Divulgação PM Ambiental
Marinha do Brasil, GBMar e Polícia Ambiental seguem nas buscas Buscas pescadores Ubatuba - Divulgação PM Ambiental

O corpo do segundo pescador que havia desaparecido no mar no dia 20 de junho, foi encontrado na tarde de ontem (30), próximo à praia do Godoi, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Seu companheiro de pesca foi encontrado dois dias antes, também sem vida, próximo à Ilha Vitória.

Segundo informou o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), às autoridades náuticas receberam a informação de que uma pessoa com ajuda de um binóculo avistou um corpo boiando no mar, próximo à praia do Godoi. O comandante do 3º Serviço de Busca e Salvamento (SGB) e o comandante de prontidão foram acionados para a ocorrência, juntamente com o delegado de polícia Albertino Domingos Gonçalves Neto.

As equipes de embarcação e a Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (URSA), iniciaram a busca por volta das 17h. O corpo foi encontrado e transportado até a faixa de areia da Praia das Toninhas.

O reconhecimento do corpo foi feito ainda na praia e o irmão da vítima confirmou que se tratava de Almendes Junior Alves, de 38 anos. Ainda de acordo com o GBMar, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba, onde ocorreu a confirmação oficial.

Primeiro corpo encontrado

No dia 28 de junho, pescadores encontraram o corpo de Adriano Camargo Ferreira, de 41 anos, próximo à Ilha Vitória, em Ubatuba. O corpo de Adriano foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Caraguatatuba, onde foi identificado por uma irmã.

Relembrando o caso

No dia 20 de junho de 2023, Adriano e Almendes em uma pequena embarcação de alumínio, de cor escura, saíram da praia de Itaguá com destino à Ilha Anchieta para pescar durante a tarde e tinham a previsão de voltar na madrugada do dia seguinte, mas não retornaram.

Marinha do Brasil, GBMar e Polícia Ambiental seguem nas buscas Buscas pescadores Ubatuba (Divulgação PM Ambiental)

A partir da tarde de quarta-feira (21), o Corpo de Bombeiros, GBMar, Marinha, Polícia Ambiental e voluntários locais iniciaram buscas percorrendo quadrantes entre as ilhas de Búzios, Vitória, Anchieta e Mar Virado. Durante as operações, foram encontrados um tanque de combustível, rede de pesca, coletes salva-vidas, lona azul, um balde e objetos pessoais das vítimas.

Amigos relataram que a dupla era pescadores experientes e nativos da região, porém decidiram enfrentar o mar mesmo diante de condições climáticas desfavoráveis naquele fatídico dia.

Buscas seguem nesta quinta-feira (22) Ubatuba: busca por pescadores desaparecidos encontra rede de pesca da embarcação Momento em que bombeiros retiram rede de pesca do barco desaparecido do mar (Comando de Área do GBMar)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!