ISOLADOS

Exército começa a montar passarela de ajuda humanitária em cidade do litoral de SP

Bairro da Folha Seca, em Ubatuba, ficou isolado por causa de desabamento da ponte que acessa a estrada SP-55, ocorrido na quinta-feira (7)

Redação
Publicado em 09/03/2024, às 15h36 - Atualizado às 15h56

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeitura de Ubatuba, Defesa Civil municipal e estadual e Exército unidos para solucionar problemas - Divulgação/ PMU
Prefeitura de Ubatuba, Defesa Civil municipal e estadual e Exército unidos para solucionar problemas - Divulgação/ PMU

O bairro da Folha Seca, em Ubatuba, ficou isolado por causa do desabamento da ponte que  acessa a estrada SP-55, ocorrido na quinta-feira (7). No dia seguinte, a prefeitura, as Defesa Civil Municipal e Estadual e o Exército Brasileiro se reuniram para prestar ajuda humanitária à comunidade. Dessa forma foi possível dar andamento na montagem de um sistema de passarela para transpor o rio de forma emergencial, neste sábado (9). 

A primeira providência, adotada logo no início da ajuda, foi o envio de água potável e  suprimentos, por embarcação, com apoio do Corpo de Bombeiros, e pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar. As equipes técnicas também se reuniram com os moradores para explicar todas as medidas que estão sendo tomadas.

O Exército fez uma vistoria na região, durante a manhã de sexta-feira (8), para iniciar estudos sobre a melhor forma de travessia da população, assim como a adoção do uso de um sistema de balsa (ferry boat).

Engenheiros do governo do estado de São Paulo estão na cidade, para colaborar nos ajustes do projeto da construção da ponte definitiva, no entanto, conforme destacado pela diretora da divisão de resposta da Defesa Civil,  major PM Michele César, em postagem no perfil da prefeitura, “a ponte, por si só, é um projeto de engenharia complexo, por necessidade de tempo, cura de concreto, um projeto bem feito, mas a prefeitura já está trabalhando para que a gente consiga, juntamente ao estado, fazer essa ponte definitiva no bairro”.

Em dezembro do ano passado, o Conselho Municipal do Meio Ambiente aprovou o uso de verbas da TPA, para obras na ponte da Folha Seca, por causa de sua emergência. A prefeitura de Ubatuba destaca que defende a construção da ponte, como uma obra socioambiental essencial para a segurança de uma comunidade de cerca de 800 pessoas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!