A moradora Karina Ramiro flagrou uma cena inusitada na manhã deste domingo (2), no bairro Prumirim, região norte de Ubatuba (SP). Ela filmou um pica-pau vermelho, na Pousada Chalés Carioca Prumirim, no início da estrada que dá acesso à Aldeia Boa Vista.

As imagens foram divulgadas na página Curiosidades de Ubatuba no Instagram.

“A natureza de nossa cidade é bela, cabe a nós preservá-la. Em breve poderemos curtir Ubatuba intensamente. A ‘Terra que Só Cheira Amor’, cidade encantadora, também está com saudades de você”, disse a legenda.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNnoticiasdetodolitoral E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Em poucos minutos, centenas de internautas comentaram na publicação, encantados com a beleza do pássaro.

O pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos) apresenta corpo preto marcado por uma listra branca em forma de “v”. A fêmea se destaca pelo alto da cabeça e pescoço escuros e pela faixa branca que percorre desde os olhos até a base do bico.

Muito parecida com o pica-pau-de-banda-branca, a ave mede de 33 a 38 centímetros e pesa em torno de 250 gramas. Alimenta-se de frutas e também arranca a casca de árvores mortas em busca de larvas de insetos.

Nidifica em árvores mortas ou palmeiras. Bastante territorial, defende os ninhos da invasão de araçaris.

Vive aos pares ou em grupos de até cinco indivíduos nas bordas de matas, em zonas rurais e também urbanas.