ESCLARECIDO

Ubatuba: cano da Sabesp na praia do Perequê Açú desperta curiosidade

O curioso cano azul sai de dentro do mar, atravessa a faixa de areia da praia e cruza o rio Indaiá. Para onde ele vai e para que serve? Descubra

Gabriela Petarnella
Publicado em 27/09/2023, às 09h21

FacebookTwitterWhatsApp
A tubulação fica exposta temporariamente de acordo com as condições da maré - Joyce Rodrigues Ferraz
A tubulação fica exposta temporariamente de acordo com as condições da maré - Joyce Rodrigues Ferraz

Recentemente, moradores de Ubatuba criaram uma discussão, no mínimo curiosa, nas redes sociais, sobre um cano azul que atravessa a faixa de areia da praia Perequê Açu e cruza o rio Indaiá. Surgiram muitas dúvidas e questionamentos, por isso, fomos buscar respostas. A Sabesp esclareceu que a tubulação se trata de uma rede de abastecimento de água potável para os imóveis do núcleo Barra Seca e que apenas em períodos de movimentação mais crítica da maré o equipamento fica exposto. 

No entanto, a estatal não explicou os motivos que levaram à escolha deste método de abastecimento de água à comunidade, nem se havia outras alternativas de captação de água que evitassem a exposição, mesmo que temporária, da tubulação em uma área de grande movimento.

A baía da Barra Seca, localizada próxima à região central de Ubatuba, é separada da praia do Perequê Açu pelo Rio Indaiá. De acordo com o censo de 2010 do IBGE, o núcleo da Barra Seca, que inclui as praias Vermelha e do Alto, conta com aproximadamente 300 moradores que vivem do turismo, com pequenos comércios na praia, e da pesca no rio.

Em 2022 a Sabesp anunciou investimentos na área de abastecimento, que beneficiaram 21 bairros de Ubatuba, incluindo o Barra Seca e também o Perequê-Açu, como parte do Programa Corporativo de Redução de Perdas da Companhia. O investimento foi de R$ 9,1 milhões.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!