TRISTE REALIDADE

Ubatuba (SP) | Toninha morre com sinais de desnutrição após se enroscar em rede de pesca

Poluição marinha é um dos males a afetar espécie de golfinho ameaçada de extinção. Populares tentaram devolver animal ao mar, mas sem sucesso.

da Redação
Publicado em 17/03/2021, às 11h01 - Atualizado às 12h06

FacebookTwitterWhatsApp
Biopsia apontará detalhes complementares - Divulgação
Biopsia apontará detalhes complementares - Divulgação

Um golfinho fêmea da espécie toninhas morreu com evidencias de inanição após enrosque em rede de pesca na Praia da Enseada, em Ubatuba (SP). O material chegou a ser retirado por banhistas, que tentaram sem sucesso devolver o animal ao mar no sábado, 14. Técnicos do Instituto Argonauta foram acionados na sequência para um socorro mais apurado levando o mamífero à base, mas ele não resistiu e morreu no caminho.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortenoticias24horas E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Após exames preliminares equipe de veterinários e biólogos constatou que o animal estava desnutrido e desidratado, e por essa razão não comia há vários dias. Segundo os técnicos a camada de gordura estava extremamente fina e a musculatura atrofiada, com indícios de inanição, o que pode ter levado à parada cardiorrespiratória.

Amostras de tecidos foram coletadas para análises complementares, e o esqueleto foi conservado para coleção científica.

Entre 2015 e 2020, o Instituto Argonauta, registrou 152 avistagens e o encalhe de 297 toninhas. O Instituto é um dos executores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS e se coloca à disposição para resgate de animais marinhos pelo telefone (12) 3833-4863. Os dados são utilizados para subsidiar propostas de ações de conservação das espécies.

O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, entre São Sebastião e Ubatuba.

Poluição marinha e risco de extinção

No Brasil, as toninhas são consideradas criticamente ameaçadas de extinção. Por viverem perto da costa, elas acabam tendo forte interação com a pesca e petrechos abandonados. A poluição marinha também é uma forte ameaça que afeta as toninhas pela presença de diversos lixos domésticos no seu habitat.

Resgate cuidadoso

O transporte de golfinhos não pode ser feito na água pelo risco de afogamento. O socorrista deve assegurar que o animal esteja em uma superfície macia e que não se choque com materiais rígidos o que pode causar ferimentos. Golfinho não é peixe, eles têm pulmão e respiram na superfície.

Dependendo do tamanho do animal é utilizada uma maca adaptada com aberturas nas regiões das nadadeiras, ou quando possível, o animal é transportado no colo para conseguir imobilizar e monitorar com maior precisão a frequência respiratória, cardíaca e sinais de dor.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!