ECONOMIA

Como investir em ouro sem precisar comprar ouro?

Aprenda a investir em ouro na Bolsa de Valores sem precisar comprar barras de ouro e saiba qual a melhor situação para realizar esse tipo de aplicação

Capital Research
Publicado em 25/08/2020, às 13h43 - Atualizado em 01/09/2020, às 11h08

FacebookTwitterWhatsApp
como investir em outro como investir em ouro - Shutterstock
como investir em outro como investir em ouro - Shutterstock

Com a chegada inesperada da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas se viram forçadas a pensar em uma nova fonte de renda, além do salário. Por isso, a busca por formas de investir dinheiro na Bolsa de Valores aumentou bastante nos últimos meses, visto que é uma alternativa válida para boa parte da população conseguir uma renda extra.

Dentro dessa área, uma dúvida muito comum entre novos investidores é de como investir em ouro sem efetivamente precisar comprar ouro. É possível? Dá para investir em ouro com pouco dinheiro? 

Infelizmente, esses questionamentos ainda são muito comuns aqui no Brasil, visto que a nossa sociedade ainda não possui uma boa base de educação financeira. Apesar de ter perdido força nos últimos anos frente a outros investimentos mais práticos, a compra de ouro voltou com tudo há alguns meses. 

Isso acontece porque esse metal nunca se desvaloriza, sendo uma boa opção de investimento para qualquer momento - seja durante uma crise ou não. 

- Contexto para a volta do ouro

Há alguns anos, a partir da sofisticação do mercado financeiro, para sermos mais exatos, a busca pelo ouro diminuiu gradativamente. O metal precioso perdeu o seu apelo por conta do surgimento de outras formas de investimento mais práticas e rentáveis, tais como a negociação direta de ações e contratos, investimentos programados e fundos específicos. Entretanto, com a chegada da crise econômica em grande parte do mundo, o ouro voltou a ser objeto de desejo de muitos investidores. A nova leva de investidores, porém, passou a contar com pessoas da classe média e de menor capital, também interessados em comprar ouro. 

- Por que comprar ouro?

Dentro do mercado financeiro, é consenso que o ouro não é um investimento comum. Não é recomendado a ninguém investir no metal porque está na moda ou porque alguém disse que vale a pena. Por ser um investimento com variação de preço diária e em âmbito mundial, é de extrema importância conhecer o mercado e suas constantes movimentações. 

É bastante recomendado que a aplicação em ouro seja visto como um investimento para proteção, principalmente durante momentos de instabilidade econômica e com pensamento a longo prazo. 

- Por que comprar ouro na Bolsa de Valores?

A compra e o investimento em ouro deve ser considerada uma alternativa de investimento para proteger a sua carteira em situações de crise no mercado financeiro, isso porque o metal funciona como uma forma de reserva de valor, assim como acontece nos países que possuem uma reserva em ouro.

Quando a aversão ao risco se acentua entre os investidores, o ouro normalmente é mais procurado, visto que os riscos dele perder o valor ou ter sua liquidez reduzida são menores.

Essa situação ocorre porque o ouro é um ativo real e escasso, servindo como reserva monetária para grandes economias do mundo. Por conta disso, esse metal é usado, assim como o dólar, como uma proteção para investidores que visam no longo prazo. 

- Como comprar ouro na bolsa

Hoje em dia, existem duas formas principais de investir em ouro sem precisar comprar ouro: através de contratos futuros ou com fundos de investimento. Confira a seguir os passos para realizar essa transação. 

- Abrir uma conta em uma corretora 

As corretoras de valores são instituições financeiras credenciadas na B3 voltadas para fazer a mediação entre os investidores e o mercado financeiro. Assim, para comprar ouro na bolsa, é necessário criar uma conta em uma corretora. 

- Conheça o home broker e os códigos de negociação

Para quem quer investir em ouro na Bolsa de Valores através de contratos futuros, é indispensável conhecer em detalhes o funcionamento do seu home broker, pois é lá que a negociação vai ocorrer. 

Além disso, também é necessário compreender como o ouro é negociado na prática. A negociação ocorre através de contratos futuros, que funcionam com os seguintes códigos:

  • Lote padrão de 250g: código OZ1D

  • Lote fracionário de 10g: código OZ2D

Esses dois tipos de contratos futuros são os mais líquidos do mercado, ao negociá-los é apenas necessário pagar a taxa de corretagem.

- Analise o mercado futuro para curto prazo

A compra de ouro na bolsa como um ativo financeiro através dos contratos futuros é altamente indicada para aqueles que possuem experiência na renda variável. Para quem se encaixa nesse perfil, basta abrir o home broker e digitar o código desejado (OZ1D ou OZ2D).

- Confira os fundos de investimento para longo prazo

Caso você tenha interesse em comprar ouro na Bolsa de Valores com foco no longo prazo, as melhores opções são os fundos de investimento em ouro, sem dúvida. 

Essa opção é mais prática e simples de investir no metal, visto que é necessário apenas escolher o fundo de investimento em ouro na sua corretora e realizar a aplicação inicial.  

Dessa forma, se torna mais fácil e prático investir em ouro sem necessariamente comprar o metal. A grande vantagem desse investimento é terceirizar a gestão do ativo para um gestor especializado no assunto, diminuindo bastante o risco de ocorrerem erros na operação. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!