O pagamento de dividendos é um dos principais atrativos dos investimentos no mercado de ações. O sonho de todo o investidor é viver de dividendos, mas será que é possível? Aqui neste artigo, vamos lhe mostrar as https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/empresas-que-pagam-dividendos-mensais/ e qual é o calendário de pagamento para agosto de 2020. 

É importante frisar que nem sempre as ações que pagam dividendos regularmente são as melhores opções de investimentos. É fundamental que o investidor pesquise sobre a distribuição dos lucros com o passar do tempo, se atentando ao percentual de lucro que a empresa distribui de acordo com o valor da ação. 

Uma característica das empresas que pagam dividendos mensais é que elas são bastante estáveis economicamente e isso geralmente é resultado de uma gestão eficiente do negócio. Os dividendos são os lucros pagos a acionistas da empresa e para que sejam pagos mensalmente é preciso que a empresa tenha lucros regulares e contas equilibradas. 

Investir em ações desse tipo pode ser uma maneira de diminuir os riscos no mercado de ações. Isso porque a estabilidade destas empresas faz com que elas suas ações oscilem menos na Bolsa. Por isso, empresas que pagam dividendos mensalmente são boas opções para investir no mercado de ações. 

Confira as ações que mais pagam dividendos mensais:

BBDC4 – Banco Bradesco

ITUB4 – Itaú Unibanco 

O investidor deve observar alguns detalhes para investir nestas ações. O primeiro ponto é que nem sempre a distribuição dos lucros é feita através de dividendos e em alguns meses o valor a receber de dividendos será muito baixo. 

As empresas também podem repassar os lucros aos acionistas através de JCP (juros sobre capital próprio), o que é mais comum no mercado atual. O pagamento em dividendos costuma ser mais vantajoso, dependendo do valor, já que diferente do JCP, os dividendos são isentos de IR (imposto de renda). 

Confira abaixo algumas ações que devem pagar dividendos em agosto deste ano: 

07/08: VALE3 – Vale do Rio Doce e BVMF3 – B3 (Serviços Financeiros)

10/08: SULA3, SUL4, SULA11 – Sul América Seguros e APER3 – Alper S.A

12/08: WEGE3 – Weg

13/08: SLCE3 – SLC Agrícola

18/08: VIVT3 e VIVT4 – Telefônica Brasil

19/08: MGLU3 – Magazine Luiza

20/08: BGIP3 e BGIP4 – Banese e BIDI3, BIDI11, BIDI4 -Banco Inter

26/08: TIET3, TIET4 e TIET11 – AES TIETE 

28/08: MTSA3 e MTSA4 – Metisa

31/08: ODER3 e ODER4 – Oderich 

É importante frisar que a agenda de pagamentos de dividendos nem sempre é seguida, as datas podem mudar e por isso é fundamental ficar atento ao calendário. E nem sempre os valores dos dividendos são atrativos, geralmente ou porque houve uma diminuição nos lucros da empresa ou a empresa está reinvestindo o valor. 

Você pode descobrir as ações que pagam bons dividendos através do DY (Dividend Yield). O DY é um índice que compara anualmente quanto a empresa paga em dividendos, de acordo com à cotação de suas ações na Bolsa de Valores. 

Pelo índice, geralmente uma empresa que paga bons dividendos, possui uma porcentagem anual de 5% ou superior. As melhores ações em dividendos no mercado chegam a pagar até 7% de dividendos para os seus acionistas. 

Conheça algumas das ações que tem um bom DY e são ótimas opções por pagarem bons dividendos:

SLCE3 – SLC Agrícola – 9,15% 

MGLU3 – Magazine Luiza – 8,23% 

QUAL3 – Qualicorp – 8,11% 

EGIE3 – Engie Brasil – 7,68%

ELET6 – Eletrobras – 7,41%

SMLE3 – Smiles Fidelidade – 7,09% 

CMIG4 – Cemig – 6,73%

SAPR4 – Sanepar – 5,94% 

BBSE3 – BB Seguridade – 5,89% 

ARZZ3 – Arezzo – 5,68% 

CCRO3 – CCR Rodovias – 5,87%

SANB11 – Banco Santander – 5,58% 

O investimento em ações que pagam dividendos regularmente é um dos principais atrativos deste tipo de investimento. Viver de dividendos é o sonho de todos os investidores, mas é possível? Bom, podemos dizer que sim, mas não é tão simples quanto parece. 

Os dividendos são uma pequena parcela dos lucros de uma empresa e se você possui uma quantidade pequena de ações, eles não devem ser suficientes para que você deixe de trabalhar e viva apenas do recebimento destes valores. 

Para que você consiga futuramente viver de dividendos, nós temos duas dicas importantes: ter uma carteira diversificada de ações e escolher ações que pagam bons dividendos, como as que listamos acima. 

Use o DY para escolher as ações nas quais investir, mas claro não considere apenas o índice, busque ajuda de um consultor financeiro para escolher as melhores ações para montar a sua carteira. 

Ao montar sua carteira diversificada de ações, você precisará reinvestir os valores de dividendos para crescer o seu percentual de ações nas empresas ou ampliar ainda mais a sua carteira. Dessa maneira, você pode a médio ou longo prazo realizar o sonho de viver de dividendos.