ECONOMIA

Veja como foi a alta de IPOs em 2020

Conheça os preparativos do mercado financeiro para receber novos IPOs em 2020 e quais são as vantagens desse tipo de investimento

IGNITE BRASIL
Publicado em 17/09/2020, às 11h32 - Atualizado às 11h49

FacebookTwitterWhatsApp
alta-de-ipos - Shutterstock
alta-de-ipos - Shutterstock

O ano de 2020 havia sido previsto como o melhor momento para os IPOs (Ofertas Públicas Iniciais) até então na história do mercado financeiro brasileiro. Entretanto, com a chegada inesperada da pandemia causada pelo novo coronavírus, todo o cenário previsto para o mercado financeiro virou de cabeça para baixo e todas as previsões precisaram ser refeitas.

Os IPOs são vistos como uma boa opção para quem deseja entender mais sobre como investir na Bolsa de Valores, visto que é o processo que ocorre quando uma empresa abre o seu capital na bolsa. A expectativa era de que a meta de IPOs para 2020 superasse - e muito - os números de 2019. 

Apenas nos dois primeiros meses de 2020 foram contabilizados quatro aberturas de capitais, enquanto no ano de 2019 inteiro ocorreram cinco IPOs. 

Dessa forma, é possível perceber uma grande movimentação - muito aguardada - para a abertura de capitais de novas empresas. Com o passar dos meses e a estabilização da economia diante da pandemia, lentamente o mercado financeiro vem recuperando o ritmo e novas empresas devem abrir capital na Bovespa.

Cenário favorável

A previsão do cenário que se mostra favorável para 2020 está baseado no fundamento do menor patamar histórico da taxa básica de juros. Esse é o contexto que vem alimentando a busca dos investidores por ativos de maior risco e também de maior retorno, favorecendo a alocação em opções de renda variável.

Os analistas vêm chamando 2020 de “o ano do IPO” por conta desse contexto que há muito tempo não era visto na B3 - única a negociar valores mobiliários por aqui. O principal fator apontando para tal otimismo é a recuperação da economia geral do país, após um longo tempo de recessão.

Assim, ter maior atenção ao olhar para os IPOs pode ser o diferencial para quem quer investir no mercado de ações. Esse pode ser o melhor momento para se tornar sócio de uma empresa que deve realizar IPO ao longo do ano, dentre as quais se destacam as varejistas, empresas do ramo tecnológico e financeiro.

Novas oportunidades

Apesar do inegável contexto positivo para IPOs em 2020, o que vem dividindo opiniões é a durabilidade do momento. Muitos especialistas acreditam ser apenas uma janela de oportunidades, enquanto outros acreditam que não, que efetivamente existe um fôlego para uma movimentação mais consistente.

Entretanto, o que se pode ter certeza é que existem muitos fatores que corroboram para a abertura de novos IPOs esse ano. Os principais são:

  • Recuperação da economia: torna o capital das empresas mais atrativo para a captação de recursos;
  • Aquecimento do mercado: permite que as companhias vendam suas ações por preços melhores;
  • Diversidade de IPOs atuais,
  • Recuperação no cenário internacional: órgãos internacionais voltaram a sinalizar de maneira positiva o mercado brasileiro.

O que esperar de 2020?

A tão aguardada onda de IPOs de 2020 parece estar retomando sua força após o baque inesperado da pandemia. Melhorando a expectativa de 2019, espera-se que uma onda de valorização ocorra ainda este ano. 

É interessante destacar que, quanto mais diversificados forem os ramos de atuação das empresas em processo de IPO, melhor o cenário para o investidor. Esse tipo de situação torna o mercado brasileiro cada vez menos suscetível às oscilações de apenas um nicho e aumenta as alternativas em caso de desvalorização de um papel.

Confira a seguir cinco empresas para você não tirar o olho em 2020:

  • Gaspetro; 
  • Madero;
  • Banco Votorantim;
  • Caixa seguridade,
  • Locaweb.

Dessa forma, é possível perceber que, mesmo após o choque inicial com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, o cenário positivo previsto para 2020 se mantém. 

Boas empresas de setores diversificados ainda estão previstas para abrirem seus IPOs esse ano e, se você tem interesse nesse tipo de investimento, certamente não pode perder essa oportunidade. 

A melhor estratégia é acompanhar de perto o mercado financeiro e, principalmente, a bolsa de ações para ficar por dentro de tudo que está acontecendo todos os dias. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!