Coluna Albatroz - Edição 1358

Costa Norte
Publicado em 26/10/2015, às 10h30 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h53

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Bertioga

Solução digna

A vereadora Valéria Bento (PMDB) cobrou, na sessão da Câmara de Bertioga de terça-feira, 20, uma solução digna para a remoção de pacientes que precisam de tratamento em outros municípios. Ela apresentou um depoimento, por meio de datashow, de uma das pacientes que faz tratamento de quimioterapia contra o câncer, em Santos. Segundo a paciente, ela chega ao hospital às 5 horas, antes de abrir, termina a quimioterapia às 13h30, e retorna a Bertioga somente à noite. "O tratamento já é difícil e estressante. Os direitos dos pacientes têm que ser respeitados", salientou a vereadora.

Troca de lâmpadas   

Indicação apresentada pela vereadora Marcia Lia (PRB), na mesma sessão, pede a troca de lâmpadas nas ruas de Bertioga. Ela explicou que, ao queimar alguma lâmpada nas ruas do município, os moradores não sabem a quem recorrer - se à prefeitura, à Defesa Civil ou à Elektro. "Minha sugestão é que o número de telefone do responsável pelo conserto deverá constar na própria conta de telefone", alertou a vereadora Marcia. 

Melhorias no Rio da Praia

O presidente da Câmara, o vereador Luís Henrique Capellini (PROS), afirmou, na sessão de terça-feira, 20, que a diretoria de Obras do município comprometeu-se em  realizar melhorias na rua do Legislativo, a Reverendo Augusto Paes D´Ávila, para deixá-la mais transitável ao público. Já o vereador Alfonso Dari Weiland (PROS), o Alemão, disse que existem locais mais prioritários nos bairros, para receber os serviços de manutenção das ruas. Capellini explicou que o serviço não havia sido solicitado oficialmente, mas que os vereadores estão recebendo reclamações de moradores que frequentam a sessão da Câmara.

Sítio São João 

O vereador Alfonso Dari Weiland (PROS), o Alemão, solicitou ao Jurídico da prefeitura, que ela  interceda junto ao Ministério Público (MP) para conseguir uma autorização para realizar serviços de manutenção nas ruas do Sítio São João. Isso porque o local é considerado Área de Proteção Ambiental e não pode receber os serviços.

Plantão da madrugada

A sessão ordinária da Câmara de Bertioga, na terça-feira, 20, foi uma das mais longas deste ano e terminou por volta da meia noite. Durante a sessão, diversas moções de congratulações  foram apresentadas por alguns vereadores. No final, a votação de dois vetos do Poder Executivo foi adiada e deverá ser votada na próxima sessão do dia 27.              

Cubatão

Audiência pública

A Câmara de Cubatão promoveu, na segunda-feira, 19, uma audiência pública sobre a proposta de reorganização na rede municipal de ensino da prefeitura para o próximo ano. O encontro reuniu o secretário de Educação César Pimentel, vereadores, professores, gestores de ensino e pais de alunos. Apesar de todas as manifestações contrárias ao projeto, o titular da Seduc garantiu que o novo modelo de educação será implantado, e os casos excepcionais serão analisados individualmente.

Visitas importantes

O presidente da Câmara Municipal de Cubatão Aguinaldo Araújo (PDT) recebeu os chefes do Legislativo de duas cidades da Baixada Santista: Manoel Constantino (PMDB - Santos) e Roberto Andrade e Silva (PMDB - Praia Grande). Os três participaram do programa da TV Câmara, Café com o Presidente. O assunto principal do encontro foi a ideia de um pacto metropolitano, para se resolver os problemas comuns aos municípios da região.

Como fica a saúde?

Os vereadores reuniram-se com o representante da organização social Pró-Saúde, gestora do Hospital Municipal de Cubatão, Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva. Durante o encontro, os parlamentares demonstraram preocupação a respeito do impasse entre a prefeitura e a gestora, que vem prejudicando pacientes e funcionários do complexo hospitalar.

Nacional

Arnaldo contra CPMF

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), em entrevista à Rádio Praia FM, nesta semana, comentou sobre a situação do presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Eduardo Cunha, em Brasília. "Se o presidente da Câmara cair, ele vai sair atirando". Faria de Sá, que faz parte do Conselho de Ética, afirmou  que "é difícil a possibilidade de um acordo entre Eduardo Cunha e a presidente Dilma Roussef". O deputado acredita ser difícil a aprovação da CPMF e já adiantou que votará contra.  Sobre a reforma política, ele disse que as mudanças valerão para as próximas eleições majoritárias, em 2018. Quanto ao prazo de filiação, ele confirmou que passa a ser de seis meses, até 1º de abril. "Já o financiamento de campanha só poderá ser de fundo partidário com recursos públicos, e o de recursos privados está proibido".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!