Coluna Albatroz - edição 1381

Costa Norte
Publicado em 01/04/2016, às 13h25 - Atualizado em 24/08/2020, às 02h06

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Bertioga

Coincidência ou manobra? I

A falta de quórum ocasionou a suspensão da oitava sessão ordinária do ano da Câmara Municipal, da terça-feira, 29. Os parlamentares presentes foram apenas Valéria Bento (PMDB), José Feliciano Irmão (PTB) e Márcia Lia (PSBD), todos ligados à oposição ao governo Mauro Orlandini. A sessão também seria a despedida da suplente Márcia, que deixa a cadeira para o retorno de Ivan de Carvalho (PSDB), exonerado da Secretaria Municipal de Educação. Os presentes lamentaram o ocorrido e reiteraram o compromisso com os eleitores. Já os ausentes alegaram problemas de saúde pessoal ou em parentes.

Coincidência ou manobra? II

Os parlamentares também votariam alterações da estrutura administrativa da prefeitura, a fim de transferir os serviços do Núcleo de Apoio à Criança Especial (Nace), da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda para a de Saúde (PL 004/2016). A matéria foi aprovada três dias depois em sessão extraordinária. Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram em primeira discussão o PL 012/2016, que estende o benefício do cartão alimentação aos servidores de níveis 9 e 10 do Executivo.

Cubatão

Visita

O presidente da Câmara, Aguinaldo Araújo (PDT), reuniu-se com o deputado estadual Paulo Corrêa Jr (PEN). Na pauta do encontro, o trabalho do parlamentar em favor de Cubatão na Assembleia Legislativa de São Paulo. A reunião ocorreu no gabinete da presidência da casa de leis. O deputado comentou que apresentou recentemente um projeto de lei que transforma Cubatão em cidade de interesse turístico. Segundo o parlamentar, o município, por não considerado estância turística, não recebe anualmente os recursos financeiros específicos, repassados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Sessão solene

A Câmara Municipal de Cubatão promoverá, na próxima quinta-feira, 7, às 19 horas, a sessão solene em comemoração do aniversário da emancipação político-administrativa de Cubatão. Na ocasião, o pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Marcelo Pirilo Teixeira receberá o título de Cidadão Cubatense, homenagem concedida pelos onze parlamentares que compõem a atual legislatura. O homenageado também será o orador oficial da solenidade.

Transporte coletivo

Na sessão do dia 29, Fábio Moura (PMDB) apresentou requerimento no qual pede à Companhia Municipal de Trânsito (CMT) que efetue estudos técnicos para alterar algumas linhas de ônibus e transporte alternativo que circulam na cidade, de modo que incluam no trajeto a unidade de pronto atendimento (UPA) Professor Dr. Mário Ruivo, situada na avenida Dr. Joel Gonçalves de Oliveira, no Parque São Luiz.

Audiência pública

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu dia 28 uma audiência pública para debater o reajuste salarial dos servidores municipais. O chefe do Poder Legislativo, Aguinaldo Araújo (PDT), abriu os trabalhos lendo um ofício encaminhado pelo secretário da Gestão, Marcos Fernando da Cruz, em que o representante do Executivo justifica sua ausência porque "não foram concluídas as discussões da mesa de negociação, entre a administração e o Sindicato dos Servidores Municipais de Cubatão (Sispuc) em torno da data-base da categoria".

Brasília

Cláudio Coletti

Michel Temer, presidente já?

Foi colocado um fim no relacionamento do PMDB com o PT e com o ex-presidente Lula. A guerra agora é para ver quem conseguirá mais apoio dos deputados dos partidos médios e nanicos com vistas ao impeachment da presidente Dilma. Certamente, o país vai assistir enormes leilões de promessas feitas pelos dois lados. E isso em meio a um clima de alta temperatura. Temer já ganhou o apoio da oposição- PSDB, DEM e PPS. Está conversando com o PSB, PP, PSD e PTB. Está ouvindo a exigência de formação de um governo de “coalizão nacional”, que conte com a participação de nomes que tenham condições de levar avante um programa de recuperação da economia nacional, para tirar o Brasil do fundo do poço.  A presidente Dilma cancelou viagem que faria neste final de semana aos Estados Unidos, na intenção de evitar que o vice-presidente Michel Temer assumisse o governo provisoriamente.

Vale tudo para salvar Dilma

A presidente Dilma e o ex-presidente Lula passaram a atuar de forma agressiva e pesada para tentar o sepultamento da proposta do impeachment da presidente, ainda no âmbito da comissão especial da Câmara dos Deputados. Não tendo êxito nessa fase inicial do processo, a estratégia de ambos é, na votação que vai ocorrer no plenário (513 deputados), pelo menos garantir o apoio de 171 deputados, votação suficiente para evitar que Dilma seja defenestrada do Palácio do Planalto. Nesta guerra, Dilma e Lula usam armas de todos os calibres. O contato com o parlamentar é pessoal, de olho no olho. Ele é assediado com a oferta de nomeações na Esplanada dos Ministérios, liberação do pagamento de emendas ao orçamento da União, e até ajuda financeira ao parlamentar endividado. Nesta empreitada, o Palácio do Planalto estima gastar por volta de R$ 50 bilhões.

Imagem acervo site

Em meio a muita confusão no Salão Verde, com empurrões, troca de sopapos e ofensas entre advogados e militantes do PT, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou na Câmara dos Deputados mais um pedido de impeachment da presidente Dilma. A proposta é bem mais ampla do que a que está em tramitação na Câmara. Além das “pedaladas fiscais”, a OAB incluiu no seu pedido a delação premiada do senador petista Delcidio do Amaral (MS), os benefícios fiscais concedidos à Fifa na Copa do Mundo e o suposto crime de responsabilidade da presidente Dilma ao nomear ministro de Estado o ex-presidente Lula. Caberá ao deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara, a decisão do rumo a ser dado ao pedido da OAB.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!