Coluna Em Foco - Edição 1347

Costa Norte
Publicado em 07/08/2015, às 09h40 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h50

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Volto para a Câmara para dar continuidade aos meus trabalhos legislativos. Na Educação, como gestor, realizamos muitos projetos inovadores, isso é fato!” Ivan de Carvalho,  vereador licenciado (PSDB).

Sempre na mira

Neto Maranhense, atualmente sem partido, segue como uma das principais lideranças tradicionais do Jardim Indaiá, e, agora, somando forças na base do atual governo. Mesmo assim, é sempre mencionado por frentes partidárias interessadas na formação de fortes grupos políticos, com o único objetivo de obter êxito no próximo pleito municipal que já ocorrerá no ano que vem. Neto já mostrou por duas eleições seguidas, quando candidato a vereador, que é bom de voto e conta com aceitação e credibilidade nas comunidades onde atua e frequenta. Desta forma, chamou atenção da administração e hoje faz parte do quadro do Executivo municipal. Mesmo assim, segue despertando o interesse de alguns partidos políticos que tentam mudar a sua opinião, propondo novos horizontes para que ele consiga o seu objetivo, ou seja, se tornar vereador na próxima legislatura. Popular entre seus conterrâneos e ainda mais experiente, Neto Maranhense é bem visto no meio político de Bertioga, e uma boa aposta para o Legislativo em 2016.

Potencializado

Macário (PP) é outro agente político que também chama a atenção de muita gente que trabalha com foco e pé no chão para montar um grupo sério e competente, composto por lideranças com potencial de aprovada aceitação popular. Suplente na Câmara Municipal, Macário, atualmente integrante da base do governo, descarta neste instante qualquer possibilidade de desfiliação de seu atual partido, porém, sempre recebe convites e sondagens para mudança de rumos. Macário segue trabalhando firmemente na administração municipal, fiel ao seu grupo político, porém, devido ao expressivo número de votos obtidos nas duas últimas eleições municipais já foca com muita aplicação as eleições de 2016 que vêm por aí, pois seu desejo é se tornar vereador titular para o exercício da próxima legislatura.

Com possibilidade 

Também já envolvido na base do governo e com o processo eleitoral que se aproxima, Alex da Ilha, vice-presidente do PV, segue como um dos bons nomes da política local para a disputa das eleições 2016. Mais amadurecido com a experiência conquistada no pleito anterior, Alex foca seu trabalho pelo social, auxiliando a sua comunidade, que, diga-se de passagem, não o faz apenas nesse momento eleitoreiro, e sim, ao longo de sua trajetória pela política tupiniquim. A liderança ganha espaço e disputará a simpatia e credibilidade dos eleitores do município, sempre com muito trabalho simplicidade e dedicação. Alex da Ilha quer chegar à Câmara Municipal, e para tal trabalha focado em seu propósito, atento aos passos por onde anda e quer chegar.

Cauteloso

O ex-vereador Ney Lyra (PRP), como de costume, neste momento que antecede processos políticos locais, segue sendo lembrado e pretendido por muitas frentes partidárias de Bertioga. Experiente e popular, Lyra, que já exerceu dois mandatos na Câmara Municipal, permanece recebendo sondagens e convites para ingressar em diversos grupos políticos que pretendem se reforças para o próximo pleito municipal.  Ao que tudo indica, Ney Lyra, que não descarta uma possível volta ao PSDB, também interessa a outras bases, que gostariam de contar com o seu reforço. Ney garante que suas decisões serão tomadas na hora certa, pois seu objetivo será retornar à Câmara Municipal nas próximas eleições, em 2016, e, para tal feito, avalia com cautela a composição dos grupos políticos que disputarão o pleito, bem como as definições sobre a polêmica reforma política nacional que pode alterar as estratégias até então utilizadas para a disputa das eleições no país.

Fiscalizadora

Sentinela das atividades realizadas pela administração municipal, a vereadora Valéria Bento (PMDB) vem ao longo de seu primeiro mandato na Câmara Municipal exercendo com seriedade e muito rigor o seu papel de agente fiscalizadora do Poder Executivo. Sempre atenta aos mais diversificados trabalhos realizados pela prefeitura, Valéria inspeciona, investiga, consulta as comunidades e cobra explicações oficiais quando acha necessário, fortalecendo desta forma a sua credibilidade junto à população bertioguense e comprovando a cada dia o seu compromisso com a municipalidade e com o eleitorado da cidade. Seu foco é sempre voltado para as ações da educação, saúde e serviços urbanos, pastas que frequentemente recebem sérias críticas, oferecidas pela vereadora, pelos préstimos oferecidos às comunidades de Bertioga.

Na pauta

Adão Milton Alves, ou simplesmente Adão, empresário e ex-vereador, está afastado temporariamente do cenário político da cidade, no entanto, segue como um dos bons nomes quando o assunto é política, ou mais precisamente, eleições municipais. Com propósito não definidos de ser candidato a uma vaga no Legislativo no pleito de 2016, Adão não entra em detalhes sobre seus projetos, mas, mesmo não atuante do meio, acompanha as ações e movimentações que já se iniciam na cidade e desde já, mesmo integrante do PPS, recebe convites para compor frentes partidárias sólidas e com reais propósitos. O ex-vereador tem experiência, afinal, já exerceu mandatos no Legislativo e Executivo de Bertioga. Comerciante tradicional do município, até hoje possui eleitores fiéis, comprovando sua vocação natural de liderança comunitária, pois sempre foi atuante e compromissado com as causas políticas e sociais de Bertioga. 

Fidelidade permanente

Pastor Grimaldo, vice-presidente do PV de Bertioga é outro bom nome quando o assunto também é política ou processos eleitorais. Líder evangélico e atuante em diversos projetos sociais em Bertioga, é considerado nas esferas políticas locais, estaduais e federais, como a liderança social oficial na cidade do deputado federal reeleito, Pastor Roberto de Lucena (PV), atual secretário estadual de Turismo do governo de São Paulo. Quando presente em Bertioga, o parlamentar, atual secretario de Estado, sempre comunica previamente e se encontra com pastor Grimaldo para discutir projetos e propostas quem possam ser viabilizados em prol da sociedade local. Nas eleições 2014, como não poderia ser diferente, o líder evangélico da Igreja Graça e Vida trabalhou com muito empenho e dedicação para contribuir com a reeleição de Roberto de Lucena na Câmara Federal, reiterando o compromisso e fidelidade entre ambos.

Estratégico

O ex-vereador por quatro mandatos consecutivos e agora empresário em Bertioga, Antonio de Jesus Henriques, mais conhecido como Gordo (PTB), segue  despertando o interesse de grupos políticos locais, já interessados em reforçar suas bases para a disputa do próximo pleito municipal, em 2016. Experiente e cauteloso, Gordo apenas avalia atentamente a movimentação política na cidade, mas não declara suas pretensões políticas para 2016. O ex-vereador não confirma sua intenção de voltar ao Legislativo municipal, mas não descarta uma composição para ingressar um dos grupos que disputarão o comando do Poder Executivo. Gordo tem tradição e pode ser um reforço estratégico e de “peso” para qualquer frente partidária que queira obter êxito no próximo processo eleitoral que acontecerá em Bertioga.

Bem cotado

Zelito (DEM) é outro bom nome para mais uma vez fazer um bom papel nas eleições 2016. Ex-vereador por dois mandatos consecutivos, e no momento assessor parlamentar do vereador Alemão (PROS) Zelito teve expressivos votos nas eleições 2008, ou seja, esteve no seleto grupo de candidatos que chegaram à marca dos 500 votos. A liderança ainda não confirma se irá se candidatar a vereador, porém, permanece com seu trabalho social, boca a boca, ao lado no dia a dia dos seus fiéis eleitores, com quem contará, caso venha a disputar mais uma vez o pleito de 2016. Experiente e sabedor das técnicas para fazer uma política voltada às comunidades, Zelito é também uma das fortes apostas da base do atual governo para pontuar na Câmara Municipal na próxima legislatura.

Foto do fato

O atual secretário municipal de Turismo, Esporte e Cultura da prefeitura de Bertioga, o vereador licenciado Pacífico Jr. (PROS), segue comprovando a sua identidade com a pasta e vocação em gestão pública, pois vem praticando inúmeras ações, ampliando serviços até então não disponibilizados à sociedade bertioguense. Considerado um dos mais fortes nomes para representar o atual governo na disputa pela continuidade do comando do Poder Executivo nas eleições municipais 2016, Pacífico se destaca em pesquisas informais, mas que de uma forma concreta expressa a opinião do eleitor da cidade. Recentemente, esteve em Brasília, com o objetivo de conquistar o apoio nos Ministérios do Esporte, Cultura e Turismo, e desta forma tentar obter fundos e investimentos para o município. Na foto, o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), recebendo em seu gabinete na Câmara Federal Pacífico Jr., que aproveitou a visita ao parlamentar para protocolar algumas solicitações para atender à população de Bertioga e as demandas da cidade.

Deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) e o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Pacífico Jr.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!