Quem é que não deseja manter o corpinho em dia e ter uma dieta eficiente para a queima de gorduras?

Para que você emagreça de maneira mais saudável, é possível incluir na dieta alguns alimentos que aceleram o metabolismo e ainda são deliciosos para o consumo.

Preparamos uma lista com os alimentos que mais ajudam na queima de gordura, potencializando ainda mais suas reações metabólicas.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Confira a leitura do artigo na íntegra!

Antes de falar sobre os alimentos que aceleram o metabolismo, é importante entender como isso irá ajudar na queima calórica.

O metabolismo se trata de todas as reações químicas que ocorrem em nosso corpo.

São elas as responsáveis por gerar energia e realizar todas as funções celulares.

Quando aceleramos o metabolismo, o organismo acaba utilizando mais energia para realizar suas funções, focando na queima de gorduras – assim, o metabolismo acelerado nos ajuda, mesmo que indiretamente, no processo de emagrecimento.

Devido a essa importância, podemos incluir em nossa dieta alimentos que aceleram o metabolismo e gerar uma queima de gordura ainda mais efetiva, perdendo peso com saúde. 

Vamos dar uma olhadinha na lista com os alimentos mais indicados para queimar gordura?

1.   Café

Os amantes de café irão adorar essa notícia: Sim! A composição rica em cafeína do

café é capaz de aumentar muito a taxa metabólica, auxiliando na queima das

terríveis gordurinhas. É por isso que muitos suplementos utilizados por atletas possuem cafeína: ela é capaz de aumentar a queima calórica e gerar ainda mais energia para os treinos. 

2.   Chá verde

Os chás são bebidas incríveis para aumentar a diurese do organismo e facilitar a eliminação de toxinas e substâncias que estão em excesso no organismo. Geralmente suas composições já são ricas em cafeína, deixando o metabolismo ainda mais acelerado de maneira natural.

O chá verde é um dos queridinhos porque é capaz de potencializar ainda mais o metabolismo, podendo gerar uma queima de até 100 calorias extras durante o dia. Imperdível, não mesmo?  

3.   Óleo de coco

Nem todas as gorduras são as vilãs da saúde e o óleo de coco é um ótimo exemplo disso.

Nos últimos anos, esse alimento se tornou muito popular e caiu no gosto de muitas pessoas, graças a seus benefícios que vão muito além do emagrecimento e também contribuem para a saúde.

Estudos relatam que sua composição de triglicérides é a responsável por toda a aceleração do metabolismo, contribuindo até para diminuir a gordura visceral – que é altamente prejudicial, principalmente a longo prazo. 

4.   Água

Não é à toa que existem tantos avisos para beber pelo menos dois litros de água por dia.

Além de deixar todo o nosso organismo hidratado, a água é muito importante para contribuir com as reações celulares e deixar o metabolismo funcionando mais ainda.

Se quiser potencializar seus resultados com o emagrecimento, opte por ingerir água bem gelada: seu corpo irá queimar ainda mais gorduras, pois terá o trabalho de aquecê-la para a temperatura corporal. Essa é uma dica que vale ouro! 

5.    Especiarias como pimenta e canela

Considerada um potente termogênico, a pimenta aumenta drasticamente o gasto calórico.

Isso acontece graças a capsaicina, um composto químico que alavanca as reações metabólicas.

De maneira similar, a canela também ajuda a perder peso atuando com o mesmo mecanismo de ação.

Além disso, para quem gosta, eles podem ser temperos naturais que deixam as refeições ainda mais saborosas, agradando o paladar. Aproveite!   

6.   Frutos do mar

Além de serem deliciosos, os frutos do mar são excelentes fontes naturais de ferro, selênio e zinco, elementos importantíssimos para manter a tireoide funcionando adequadamente - e regulando, assim, seu metabolismo.

Para somar ainda mais resultados, a formulação contendo ômega 3 também é excelente para o sistema cardiovascular e pode ajudar até na prevenção e tratamento de  complicações do coração e do sistema nervoso – além de contribuir para a perda de peso efetiva.

7.   Leguminosas

As leguminosas são ricas em arginina, um aminoácido muito importante dentro do nosso corpo. Graças a sua ação, o metabolismo acaba queimando ainda mais energia.

Trazendo ainda mais vantagens, as leguminosas são excelentes para a flora intestinal e acabam contribuindo para que tais bactérias auxiliem o corpo a queimar as gordurinhas localizadas.

As mais indicadas são: grão-de-bico, ervilha, lentilhas e o delicioso amendoim. 

8.   Chocolate amargo

Quem adora uma chocolate vai amar essa ideia: consumir chocolate amargo pode te ajudar a perder peso com saúde.

O cacau facilita todas as reações metabólicas e acaba estimulando o metabolismo a funcionar de maneira mais rápida.

Mas atenção: prefira as versões amargas que tendem a ser menos processadas, possuindo menores quantidades de açúcares (que podem prejudicar a saúde).  

Casos específicos de sobrepeso que já estejam associados a obesidade em grau elevado talvez possam encontrar dificuldades maiores para acelerar o metabolismo.

Nesses casos, é importante seguir a recomendação de um especialista e, se necessário, optar por uma cirurgia de redução do estômago para perda de peso. 

Acelerar o metabolismo é muito mais do que propiciar que as reações celulares ocorram de maneira mais rápida. Quando o potencializamos,  é muito mais fácil emagrecer de maneira saudável.         

Para ajudar ainda mais nesse processo, incluir alimentos que alavancam o metabolismo é uma ótima opção para quem quer ter resultados mais incríveis ainda com a dieta.     

Além disso, uma alimentação rica em alimentos como esses pode contribuir para as reações do organismo, deixando-o ainda mais saudável a longo prazo. Que tal incluí-los em seu cardápio e aproveitar os benefícios para o emagrecimento e manutenção da saúde?