EMPREENDEDORISMO

Como precificar seus produtos?

O preço do seu produto em suas mãos

IGNITE
Publicado em 25/09/2020, às 11h07 - Atualizado às 11h53

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Preço Produto - Shutterstock
Preço Produto - Shutterstock

Já deve ter ouvido a máxima de que tudo tem seu preço. Traremos esse conceito para a visão do seu negócio. Tudo que envolve um produto tem um custo. Vamos tomar como exemplo uma refeição pronta congelada. Antes de ela ser feita, existe a compra de matéria prima que vai desde a água, temperos e todos os ingredientes envolvidos na produção da comida. 

Depois, custos que envolvem a energia elétrica para seu resfriamento e congelamento, o gás, o recipiente (adequados para congelamento e aquecimento de forno micro-ondas), o embalo (geralmente plásticos de proteção fechados à vácuo ou de poliolefínicos que dependem de seladora elétrica). Etiquetas e rótulos com a identificação delas também devem entrar nos custos.

Quando pronta, a refeição deve ser armazenada adequadamente em freezers, com baixíssimas temperaturas, até o dia em que serão levadas ao seu consumidor final. Depois, existe a logística de entrega, bem como o local que elas serão armazenadas no transporte, em isopores ou sacolas térmicas.

Olha só quantas etapas envolvem um produto e a tarefa de fazê-lo. Contando que, todas apresentadas aqui são do ramo de alimentação, mas se estendem a vários outros nichos de mercado. 

Agora vem a grande questão: como atribuir um preço, um valor a esse produto?

Para que essa tarefa seja realizada, você precisa ter na ponta do lápis ou numa planilha todos os valores que envolvem seu produto, para calcular, de forma equilibrada, seu custo final. Mas, pensando em tudo isso ainda tem dúvidas de como chegar a um preço justo que não assuste seu cliente e nem tanto façam você perder dinheiro?

Pois então, é a hora e o momento de procurar ajuda. Existem cursos de gestão de negócios, gratuitos e on line, justamente desenvolvidos para essa finalidade. Auxiliar o micro e pequeno empresário a gerir melhor seu negócio visando o lucro. Veja também como fazer uma boa planilha de controle de gastos para sua empresa

Cursos de gestão de negócio gratuitos com ênfase em custos de produtos

São várias as instituições que oferecem esse tipo de curso. O Sebrae, por estar relacionado com o empreendedorismo é uma das que oferece mais opções. Dentre elas: “Como definir preço de venda”, carga horária 2 horas, prazo de conclusão 15 dias, com certificado digital. Objetivo: aprender a calcular gastos, margem de lucro e ponto de equilíbrio operacional do seu negócio.

A FGV Educação Executiva oferece um curso de “Estratégias de precificação de produtos e serviços”, “Introdução a precificação e comportamento da demanda”, ambos gratuitos e de carga horária a consultar no site da instituição. Abordam visão ampla dos aspectos que envolvem o processo de definição de preços, além de outros assuntos. 

Saiba que, além desses cursos oferecidos existem conteúdos gratuitos disponibilizados pelas próprias instituições de forma a contribuir com o empreendedor. Porém, realizando os cursos, você terá contato com profissionais qualificados e que podem compartilhar as experiência de mercado com você.

Preços de atacado e de varejo

Existem diferenças entre esses dois preços. O de atacado é atribuído às compras em grande quantidade e, o de varejo, em menor quantidade. O atacado oferece produtos diretamente de fábricas, por isso seu valor é mais atraente e, geralmente vende para pessoas jurídicas. O varejo é comercializado com qualquer pessoa.

Então, caso seu produto tenha clientes em potencial, ofereça uma lista mais convidativa de atacado, na qual seus custos sejam cobertos e, tenha obviamente seu lucro embutido.   

Seja justo e ético na hora de aumentar o preço do seu produto

Quando tiver uma alta de matéria prima e está vendo que, não conseguirá absorver esses valores com o preço que já atribuiu ao seu produto, pense no seu cliente como se fosse você o consumidor. Se souber com certa antecedência do aumento, avise seu cliente pelos canais de comunicação de sua empresa sobre essa mudança. Tente fazer acordos comerciais francos e saudáveis. Dessa forma, o cliente se sentirá valorizado por estar sendo comunicado, mesmo que signifique que ele pagará mais pelo seu produto. Faça-o entender seus motivos. Ele não deixará de comprar de você. 

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