Saúde

A menopausa pode causar perda auditiva?

Saiba se a terapia de reposição hormonal aumenta o risco de perda auditiva.

Viviane Ribeiro
Publicado em 28/03/2021, às 19h44 - Atualizado em 29/03/2021, às 09h02

FacebookTwitterWhatsApp
Menopausa e perda auditiva - fizkes / iStock
Menopausa e perda auditiva - fizkes / iStock

A menopausa é um declínio natural dos hormônios reprodutivos (progesterona e estrogênio) quando uma mulher atinge uma idade entre 40 e 50 anos.

A decisão de realizar uma terapia de reposição hormonal (TRH) para conter os sintomas da menopausa pode ser complexa. Existem benefícios e riscos que você deve avaliar com seu médico. 

Uma pesquisa realizada no Brigham and Women's Hospital, em Boston, demonstrou que a terapia de reposição hormonal pode aumentar o risco de desenvolver uma perda auditiva.

Nesse estudo foram analisadas mais de 47.000 enfermeiras ao longo de 22 anos, sendo que o risco de perda auditiva em pacientes em terapia hormonal por 5 a 10 anos era 15% maior em comparação com mulheres que não faziam uso de medicamento.

O risco aumentou quanto mais tempo uma mulher permaneceu em TRH. Algumas pessoas reagiram à TRH com perda auditiva súbita, zumbido e vertigem. 

A análise também descobriu que as mulheres que passam pela menopausa em uma idade mais avançada têm um risco maior de perda auditiva.

Caso opte pela terapia de reposição hormonal, o ideal é tomar pelo tempo necessário sugerido pelo seu médico e fazer um monitoramento da audição.

Além disso, realizar exercícios diariamente, manter um peso saudável, comer mais peixe, vegetais e grãos inteiros ajudam a proteger e diminuir um risco de perda auditiva à medida que envelhecemos.

Fonte: Otoclinic Aparelhos Auditivos e Healthy Hearing

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!