Saúde

Perda auditiva repentina unilateral: você sabe o que é?

Ir dormir e acordar ouvindo só de um lado do ouvido. Descubra o que é isso.

Viviane Ribeiro
Publicado em 13/03/2021, às 15h45 - Atualizado em 15/03/2021, às 08h32

FacebookTwitterWhatsApp
Perda Auditiva Unilateral - iStock
Perda Auditiva Unilateral - iStock

Você conhece alguém que foi dormir e ao acordar percebeu que não está escutando de um lado? Embora muitas vezes as pessoas não procurem ajuda médica, esse pode ser um sinal de uma perda auditiva súbita e quanto mais cedo você fizer uma avaliação audiológica completa, maiores serão as chances de uma recuperação.

Cerca de um em cada cinco mil adultos sofre de perda auditiva súbita anualmente. Ela pode afetar tanto homens e mulheres, com idades entre 40 e 50 anos.

A perda súbita de audição geralmente afeta apenas um ouvido. E a pessoa afetada passa a ter dificuldade de perceber de onde vêm os sons. Em alguns casos, quando ainda existe alguma capacidade auditiva remanescente, o uso do aparelho auditivo poderá trazer benefício.

Normalmente a causa é desconhecida, só podendo ser detectada em 10% a 15% dos casos diagnosticados. Dentre essas possíveis causas estão: distúrbio do ouvido interno, enxaqueca, tumores, medicamentos ototóxicos, infecções virais e bacterianas, doenças autoimunes, problema de circulação, lesão na cabeça ou traumas.

A princípio o indivíduo acredita ser excesso de cera, alergia ou infecção nos seios da face e por isso demora a procurar um tratamento.

Embora os tratamentos para perda auditiva súbita ainda sejam bastante limitados, eles são importantes, sendo que 85% daqueles que recebem atenção médica imediata recuperam parte ou toda a sua audição

Se você tiver uma perda auditiva de início repentino, não a ignore. Procure um profissional especializado para um início imediato de um tratamento, pois ele pode fazer toda diferença.

Fonte: Otoclinic Aparelhos Auditivos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!