Saúde

Quais são os sinais da perda auditiva?

Descubra aqui os principais sinais de que você pode estar tendo alguma perda de audição.

Viviane Ribeiro
Publicado em 13/03/2021, às 15h32 - Atualizado em 15/03/2021, às 08h31

FacebookTwitterWhatsApp
Sinais da Perda Auditiva - iStock
Sinais da Perda Auditiva - iStock

À medida que envelhecemos podemos sofrer alterações na audição. Porém essas mudanças podem ser tão sutis a ponto de não percebermos o problema. 

Pessoas com perda auditiva não tratada têm a probabilidade de desenvolver uma depressão, se isolarem e terem problemas de memória.

Portanto, devemos estar atentos aos primeiros sinais da perda auditiva. Sinais estes, que muitas vezes são atribuídos a outros problemas, como, por exemplo, se sentir exausto após eventos sociais. Isso ocorre pelo fato de não conseguir ouvir todos os sons da fala e o seu cérebro precisar preencher as lacunas para entender o que os outros dizem. Isso exige muita atenção e esforço principalmente quando há mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo.

Outro sinal da perda auditiva é sentir que os ouvidos estão obstruídos ou “cheios”. Muitas pessoas procuram um especialista acreditando ser um problema de excesso de cera, mas a perda auditiva pode fazer com que os sons pareçam ou estejam mais abafados, trazendo a sensação semelhante ao de obstrução.

 Já a percepção das vozes das crianças parecem abafadas ou pouco claras. A perda auditiva relacionada ao envelhecimento se apresenta de forma lenta e gradual,  e as freqüências mais afetadas são acima de 2.000 Hz (2 KHz). Isso pode dificultar a compreensão de qualquer pessoa com voz estridente, como crianças e mulheres. É também a razão pela qual você pode não ouvir o bip do microondas ou passarinhos.

Conversas em lugares barulhentos se tornam incômodas devido à dificuldade de acompanhá-las. Isso ocorre pois o ruído de fundo fica mais alto do que a fala das pessoas ao seu redor. Mudanças relacionadas à idade no modo como o cérebro processa o som também podem tornar mais difícil ignorar o ruído de fundo.

Mais um fato relacionado ao sinal de uma perda auditiva é observar os lábios do interlocutor ao invés de fazer contato visual. Quando um sentido não funciona tão bem, o cérebro tenta compensar usando outro sentido, neste caso, a visão. A “leitura labial” passa ser um hábito para aquele paciente.

E por fim, o sinal mais notório é o aumento do volume da televisão. Os programas de televisão tendem a misturar diálogos, efeitos sonoros e música. Quando você tem uma perda auditiva em que os sons graves são melhores para entender do  que os  sons agudos , a música e os efeitos podem abafar as partes da fala. Então, para entender o que os personagens estão dizendo, a pessoa acaba aumentando  o volume. 

Os sinais da perda auditiva nem sempre vão se apresentar juntos, mas ao perceber que algo não está bem com sua audição, procure um especialista para realizar uma avaliação auditiva.

Fontes: WebMD e Otoclinic Aparelhos Auditivos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!