Saúde

Qual a relação entre diabetes e perda auditiva?

Pesquisas indicam que os diabéticos têm duas vezes mais chances de desenvolver perda auditiva do que aqueles sem a doença

Viviane Ribeiro
Publicado em 21/06/2020, às 14h13 - Atualizado em 23/08/2020, às 23h40

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação: Shutterstock
Divulgação: Shutterstock

Estima-se que no Brasil a diabetes chegue a atingir mais de 13 milhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, má alimentação, obesidade e poluição do ar são fatores de risco que impulsionam o crescimento da incidência das doenças crônicas. 

E qual a ? Pesquisas indicam que os diabéticos têm duas vezes mais chances de desenvolver perda auditiva do que aqueles sem a doença. 

Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism analisou resultados de outros 13 estudos envolvendo mais de 20.000 indivíduos dos EUA, da Austrália, da Ásia e do Brasil. Em todas as pesquisas, com exceção de uma, foram encontradas ligação entre diabetes e perda auditiva. 

Os pesquisadores não sabem exatamente por que a diabetes afeta o sentido da audição, no entanto, eles suspeitam que os altos níveis de glicose no sangue ocasionem danos aos pequenos vasos sanguíneos do . Entretanto, também é desconhecido o fato de que ter um melhor controle de açúcar no sangue poderá diminuir algum risco de perda auditiva.

A pessoa diabética já tem em sua bateria de exames, os exames visuais e de insuficiência renal, porém nem sempre a avaliação auditiva é solicitada. O ideal é controlar o diabetes e realizar a avaliação auditiva anualmente.

Assim, o paciente poderá levar uma vida saudável e acompanhar os eventuais agravos causados por essa doença ao .

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!