TURISMO

Duas ideias de passeio em Ouro Preto

As ruas ladrilhadas, os casarões com grandes sacadas, as montanhas e uma arquitetura singular são apenas alguns atrativos que tornam Ouro Preto uma cidade digna de ser explorada a fundo.

IGNITE
Publicado em 11/06/2021, às 13h21 - Atualizado às 14h55

FacebookTwitterWhatsApp
passeios-em-ouro-preto - Shutterstock
passeios-em-ouro-preto - Shutterstock

Rica em detalhes, história e poesia, a antiga Vila Rica se assemelha a um quadro vivo. É possível identificar beleza até mesmo antes de entrar na cidade. Parte da biodiversidade é vista da Estrada Real, um caminho criado durante o Império Português no Brasil. 

Em Ouro Preto tem linhas de ônibus para quem vai do Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória curtir um passeio. Para quem mora em outros lugares do país é preciso ir até a capital, Belo Horizonte, para embarcar em um ônibus e chegar até a bela e pacata cidade. 

Existem outras opções de traslados, as agências de turismo oferecem inclusive um Circuito Estrada Real, para quem deseja conhecer outras cidades mineiras que estão no trajeto. 

As pousadas e hotéis de Ouro Preto geralmente seguem o estilo barroco da cidade, oferecem um café da manhã “A La” mineira e quartos com vista privilegiada para as igrejas, afinal seria um desperdício passear na cidade sem amanhecer sem ver a neblina tomando as montanhas e as torres das igrejas, a tradicional paisagem da janela, cantada por Lô Borges. 

Aonde ir em Ouro Preto

Museu da Inconfidência

Inaugurado na década de 40, o Museu da Inconfidência, que era a antiga Casa da Câmara e Cadeia de Vila Rica, foi criado a partir da ideia e sob o governo de Getúlio Vagas, que visava à restauração da identidade brasileira. 

Ele fica localizado na Praça Tiradentes, o apogeu de Ouro Preto, onde também fica localizada a Estátua de Tiradentes e a Igreja Nossa Senhora do Carmo. De um lado está a famosa Rua Direita, que desemboca na Rua São José, onde fica a Casa de Gonzaga, e do outro lado da praça se encontra a Rua do Ouvidor, que dá acesso ao bairro Antônio Dias, onde fica a Mina do Chico Rei e a casa de Marília de Dirceu.

Como podemos perceber é possível conhecer o Museu da Inconfidência e em seguida escolher o melhor passeio pelo centro tombado de Ouro Preto, sem dúvida o Museu é um “pontapé” inicial incrível para desbravar a cidade que exala arte e história. 

A Inconfidência Mineira foi um movimento político de revolta contra o Império Português sob o Brasil que aconteceu em 1989. Ela teve como principal representante a figura de Tiradentes, que virou mártir após ser morto por conspirar contra Portugal. 

O Museu da Inconfidência possui três divisões que abrigam valiosos acervos: 

  • - Anexo I: Auditório, Sala Manoel da Costa Athaíde e Reserva Técnica (ao lado do prédio principal)

  • - Anexo II: Direção do Museu, Administração, Laboratório de Conservação e Restauração, Setores Técnicos, Segurança e Serviços Gerais (ao lado do prédio principal)

  • - Anexo III – Casa do Pilar: Arquivo Histórico e de Musicologia, Biblioteca, Educativo e Almoxarifado (Rua do Pilar, 76.

Igreja São Francisco de Assis

Localizada no coração de Ouro Preto, a Igreja São Francisco de Assis é especial, pois é um dos pontos turísticos que mais evidencia o movimento artístico barroco mineiro. 

O local religioso que recebe obras de ninguém menos que Aleijadinho e Mestre Ataíde, que em um projeto único, deixaram o local com um charme italiano, sem perder a brasilidade. É a chamada arte colonial brasileira, que recebe influências de outros países, mas acrescenta a sua pitada “brazuca”. 

A São Francisco é uma dos pontos mais procurados da cidade. Com elementos decorativos no estilo Rococó, o teto da igreja recebe uma imagem segundo a perspectiva de Ataíde de como é o céu em outra dimensão.

Com a imagem de Nossa Senhora da Porciúncula, porém com traços negros, diferente da italiana, cercada por anjos barrocos músicos, o teto da igreja é sem dúvida um colírio para os olhos dos turistas e moradores da cidade histórica, todas as obras do patrimônio estão em perfeita harmonia, desde a fachada feira por Aleijadinho até o altar-mor de ouro maciço. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!