3 dicas de churrasco para deixar as carnes macias e deliciosas!

Vinagre e azeite, bicarbonato de sódio e cerveja

Mateus
Publicado em 19/09/2022, às 14h18 - Atualizado às 16h18

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Que a carne vermelha é preferência nacional todo mundo sabe, né? Afinal, não é à toa que está sempre presente no prato dos brasileiros. Ela possui vários preparos diferentes, mas, sem dúvidas, o preparo mais irresistível é na brasa.

Um churrasco caprichado é capaz de deixar qualquer um com água na boca, especialmente quando a carne está macia e apetitosa. E, para isso, ter um kit churrasco faz toda diferença, visto que ele tem itens que dão apoio em todo o processo de corte e preparo da carne, ajudando até mesmo no ponto.

Além disso, existem algumas dicas que também ajudam a deixar o churrasco macio e saboroso, independentemente do tipo de carne que você estiver assando. Quer saber quais são? Acompanhe a leitura! 

Dicas para deixar a carne macia e saborosa

Antes de tudo, vale ressaltar que marinar a carne é sempre uma forma eficaz de deixá-la mais macia. Agora, vamos às dicas!

1- Vinagre e azeite 

Além do sal grosso, a mistura de vinagre e azeite é uma grande aliada no tempero e amaciamento das carnes de churrasco. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de levá-la à churrasqueira.

2- Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro item que pode ajudar bastante a deixar a carne mais macia. Para isso, despeje um pouco na peça que irá a churrasqueira e a deixe descansar por pelo menos 2 horas. Após esse tempo, lave brevemente a carne em água corrente para tirar o excesso.

Aqui, existe uma recomendação importante: ao lavar a carne na pia, retire todos os alimentos e louças de perto para evitar o risco de contaminação por qualquer bactéria que esteja alocada na carne.

3- Cerveja

Aqueles que não abrem mão da tradicional cervejinha gelada para acompanhar um belo churrasco vão adorar essa dica: antes de preparar a carne, deixe marinando  na cerveja por algumas horas. 

Além de amaciar, a cerveja ainda entrega um bônus, deixando o sabor do churrasco ainda melhor. A recomendação é usar uma latinha de cerveja para cada quilo de carne.

Como saber o ponto certo da carne?

Existem três pontos para a carne de churrasco: ao ponto, bem passada e mal passada. O nome “ao ponto” existe, pois esse seria o ideal da carne, ou seja, assada, nem crua e nem bem passada. 

Entretanto, na prática, não é assim que funciona. Afinal, cada pessoa possui sua preferência para o estado da carne, portanto, ela deve ser preparada para agradar a todos.

Para saber em qual dos três pontos a carne se encontra, além do termômetro, que é a forma mais prática e certeira, existem alguns truques simples.

  • Mal passada: ela é rosada internamente e levemente dourada por fora;
  • Ao ponto: aqui, a carne é rosada só na parte central por dentro. Por fora, ela é levemente tostada nas bordas;
  • Bem passada: a coloração interna é uniforme e marrom. Por fora, aparenta estar mais dura.

Como cuidar dos utensílios após o churrasco?

Após um belo churrasco, é hora de limpar os utensílios utilizados. Para isso, jogue todos eles em uma bacia com água quente e deixe de molho por cerca de 30 minutos.

Com a água já morna, retire os utensílios e comece a lavá-los normalmente com sabão em água corrente. Por fim, jogue mais água quente para remover qualquer bactéria que tenha se alojado nas peças.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!