DICAS

4 dicas para melhorar o desempenho dos pneus do seu carro

Como manter os pneus usáveis por mais tempo

Henrique
Publicado em 07/07/2021, às 13h37 - Atualizado às 15h22

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O preço do litro da gasolina comum está alto em várias regiões do país. Para se ter uma ideia, em Natal, é possível encontrar nos postos de combustíveis valores de R $6,29. Muita gente não sabe, mas cuidar dos pneus não só ajuda na boa performance do automóvel, mas também diminui o consumo de combustível.

Portanto, para que você dirija com mais economia e segurança, separamos diversas dicas que são fundamentais para cuidar dos pneus do seu automóvel. Acompanhe!

1- Faça o rodízio dos pneus

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de fazer o rodízio de pneus. Se você é mais experiente no assunto, provavelmente, pode achar essa dica óbvia. No entanto, grande parte das pessoas esquece dessa orientação e acabam não cuidando dos pneus da forma como eles merecem.

Geralmente, o mais indicado é fazer a substituição dos pneus quando os ponteiros de quilometragem atingirem entre cinco a oito mil quilômetros rodados. É fundamental adicionar ainda o estepe nessa troca. Dessa forma, você garante que todos os componentes não sofrerão com o desgaste.

2- Calibre os pneus

Outra dica interessante é calibrar os pneus. Para se ter uma ideia, essa simples tarefa pode aumentar a vida útil dos acessórios e promover a segurança no rodar. Quando os pneus não estão com a pressão correta, o motorista pode sofrer com diversos tipos de problemas. Dentre os mais comuns, encontram-se: explosão, aquaplanagem e diminuição nos níveis de aderência.

Além de evitar esses incidentes que podem ocorrer com o veículo, você também aumenta a eficiência do combustível. O mais indicado é fazer a calibragem dos pneus semanalmente.

Porém, é fundamental deixar claro que em regiões onde faz muito frio, como São Paulo, ou muito calor, como no nordeste, é recomendável fazer a verificação de uma forma mais frequente.

3- Mude o comportamento no trânsito

Se você tem o hábito de dirigir um veículo de forma agressiva, com alta velocidade e fazendo frenagens bruscas, é melhor mudar o seu comportamento no trânsito. Quando você adota essa postura nas ruas e estradas, além de aumentar a chance de acidentes, prejudica também a durabilidade dos pneus.

Nas regiões em que o calor é predominante, a alta temperatura impacta na performance dos acessórios. A regra é clara: quanto maior for a velocidade do automóvel, maior a probabilidade de ocorrer o aquecimento no motor que é causado pelo atrito com o solo.

A alta velocidade também impede que o motorista freie o carro com mais facilidades antes de um quebra-mola, tenha dificuldade de escapar de um buraco ou até de não causar um acidente.

Dirigir acima da velocidade também prejudica o desgaste da borracha, a roda, a suspensão e os amortecedores. Diante desse cenário, o proprietário do automóvel terá que fazer a substituição do pneu antes do período que já mencionamos neste artigo.

Além disso, será necessário fazer muitos reparos no carro. E mais: a sua segurança, dos passageiros e de outros carros da pista estarão em risco, pois o veículo não estará rodando da forma como deveria.

4- Faça o alinhamento dos pneus

Vamos finalizar as nossas dicas falando da importância do alinhamento. Quando o motorista não executa esse processo, pode ocorrer desgaste mais rápido nos pneus.

Para evitar esse tipo de problema, faça o alinhamento do automóvel a cada seis meses. Porém, um bom motorista é aquele que sabe identificar os principais sinais que mostram o momento certo de fazer o processo. Dessa forma, evitará ser surpreendido no futuro. Os mais comuns são: trepidação das rodas dianteiras, volante duro e inclinação do automóvel para um dos lados em uma pista plana.

Se, mesmo com as nossas dicas e com os cuidados diários com os pneus, você precisa fazer manutenções constantes no automóvel, talvez, chegou o momento de adquirir um veículo novo. Pode ser mais econômico ter um carro zero na garagem do que levar o automóvel atual para a oficina todos os meses.

Na Karvi, você consegue comprar o veículo com qualidade garantida. Além disso, o motorista adquire certificação mecânica de mais de 280 itens, garantia de 1 ano, documentação em dia e acompanhamento especial durante todo o processo. É uma oportunidade única para parar de sofrer com os altos custos da manutenção dos pneus e outros problemas com o automóvel.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!