4 Famosas que têm alopecia: saiba mais sobre a doença

Celebridades falam abertamente sobre os diversos tipos de alopecia e autoestima

Mateus
Publicado em 27/09/2022, às 14h58 - Atualizado às 15h14

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou, neste ano, que 42 milhões de brasileiros possuem queda de cabelo em algum grau. O assunto costuma ser abertamente falado entre os homens, que são vistos como mais confiantes quando assumem a cabeça raspada, mas é um tabu entre as mulheres.

A calvície feminina afeta não só o cabelo das mulheres, mas também a autoestima e o psicológico. Visto que o padrão de beleza influencia mulheres a terem cabelos bem cuidados e arrumados. Logo, quando uma mulher sobre com a queda de cabelo em excesso tem vergonha de abordar o tema e até de procurar ajuda.

Existe uma quantidade diária de fios que caem sem comprometer a saúde capilar – cerca de 50 a 100 fios. Quando essa quantia aumenta, há possibilidade de ser alopecia, uma doença crônica caracterizada por uma queda abundante de cabelo, que pode acarretar falhas no couro cabeludo e afinamento capilar.

Queda de Cabelo X Alopecia

A queda de cabelo feminina costuma estar associada a hormônios desbalanceados, principalmente, ao aumento da testosterona e ao baixo nível de estrógeno e progesterona. Essa descompensação costuma acontecer mais com mulheres na menopausa ou no período pós-parto

Também pode estar associada a síndrome do ovário policístico, deficiências no funcionamento da tireoide, anemia ou carência de ferro. Caso a queda comece a incomodar e tratamentos normais, como alimentação balanceada e xampus para queda, não funcionarem, é importante buscar ajuda de um especialista e fazer uma avaliação.

Pois pode se tratar de um tipo de alopecia!

Alopecia 

A alopecia acontece quando o sistema imunológico não reconhece o fio de cabelo (folículo piloso) como parte do corpo humano e o trata como um agente estranho, eliminando-o. É uma doença crônica e a tendência é que além da queda dos fios, eles parem de nascer, deixando falhas no couro cabeludo.

Pode ter influência genética ou ser consequência de uma infecção, estresse ou doenças sistêmicas. Em cerca de 70% dos casos, o cabelo volta a crescer após o tratamento. Porém, só pode ser tratada por especialistas, pois existem diferentes casos que se dividem nos três principais tipos de alopecia e nem todos permitem o transplante capilar:

  • Areata – ocasiona falhas em formatos de círculo no couro cabeludo e, em alguns casos, a queda do cabelo todo;
  • Androgenética – queda de cabelo gradual, principalmente no centro da cabeça;
  • Por Tração – esse tipo é consequência do uso de penteados apertados por muito tempo, como rabo de cavalo e trança, que causa tensão no couro cabeludo e a queda de cabelo próxima à testa.

Famosas com Alopecia

A doença é muito comum, 30% das mulheres têm problemas relacionados à calvície antes dos 50 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Inclusive, famosas lidam com ela há muito tempo. Conheça 4 celebridades com alopecia!

1. Naomi Campbell

(Depositphotos)

O caso da supermodelo é alopecia por tração. Como sua carreira exige que ela faça muitos penteados e coques para usar perucas, desenvolveu as falhas no cabelo, em 2008.

2. Jada Pinkett Smith

(Reprodução/Instagram)

A alopecia areata de Jada Smith, causou alvoroço no Oscar de 2022, quando Chris Rock fez piadas com a condição da atriz e seu marido, Will Smith, o agrediu. 

No dia 13 de outubro postou a foto acima, para comemorar o "Dia do Careca é Lindo", no seu Instagram.

3. Ariana Grande

(Reprodução/Insider)

A atriz e cantora, Ariana Grande, desenvolveu alopecia por tração, depois que sofreu muitos danos no cabelo por conta da química da tintura vermelha que usava para seu papel como “Cat” em “Brilhante Victória” – série juvenil da Nickelodeon. Com o cabelo danificado, começou a usar rabo de cavalo com frequência e prejudicou os fios.

4. Maraisa

(Reprodução/Instagram)

Maraisa, cantora sertaneja, abriu o coração nas redes sociais no ano passado e revelou ter alopecia androgenética, por questões genéticas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!