Campeonato Brasileiro de 2009: o mais improvável de todos os tempos

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 06/06/2022, às 17h36 - Atualizado em 07/06/2022, às 15h49

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O Campeonato Brasileiro de 2009 foi a 53ª edição da competição e foi vencida pelo Flamengo. Além disso, o torneio foi disputado entre maio e dezembro, assim como de costume, ocorrendo em formato similar aos anos anteriores, com o sistema de pontos corridos.

Essa foi uma das edições de Campeonato Brasileiro mais loucas da história, já que o campeão foi decidido na última rodada. Sendo que, o clube que mais tempo liderou a competição acabou ficando somente em quinto lugar e sem vaga para a Copa Libertadores da América do ano seguinte, o Palmeiras.

Além disso, na artilharia tivemos dois jogadores empatados com 19 gols, sendo eles Adriano Imperador, do Flamengo, e Diego Tardelli, do Galo. Acrescentando a isso, Val Baiano ficou logo atrás com 18 gols marcados, gols que salvaram o Grêmio Barueri do rebaixamento.

A disparada do Palmeiras e o seu despencar

Comandado por Muricy Ramalho, o Palmeiras de 2009 era tido como um dos grandes favoritos da competição. Além disso, o alviverde foi o clube que por mais rodadas liderou a competição, ficando na primeira posição até a 33ª rodada.

Esse time contava com grandes estrelas, como, por exemplo, Diego Souza, o goleiro Marcos, Cleiton Xavier e também Vagner Love. Sendo que, com o comando de Muricy, esse time liderou a competição por 17 rodadas.

Entretanto, uma série horrorosa de resultados do Palmeiras começou a deixar os seus torcedores um pouco com medo de não levantar a taça. Isso, pois já na 28ª rodada o Porco parou de vencer, voltando a casa das vitórias somente na 32ª rodada, mas já era tarde demais.

Já na 34ª rodada, o Verdão perdeu a liderança da competição para o São Paulo, clube que já tinha ganhado o Campeonato Brasileiro nos anos de 2006, 2007 e 2008. Dessa forma, o tricolor buscava o tetracampeonato seguido, mas dessa vez não era comandado por Muricy.

O crescimento do Flamengo de Andrade na reta final do Campeonato Brasileiro

Naquela sequência de tropeços do Palmeiras, uma delas se destaca, a derrota para o Flamengo na 30ª rodada por 2 a 0 em casa. Comandados por Andrade e empurrados por toda uma nação, o Flamengo tomou forma e viu em Adriano Imperador a sua chance de título.

Mesmo tendo começado a competição na última colocação, o Mengão se reergueu e assumiu a liderança na 37ª rodada. Contudo, outro grande time estava na cola do Flamengo, esse era o Internacional, que liderou a competição em 7 rodadas.

Além disso, durante todo o campeonato o Colorado se manteve perto do topo, mas na última rodada precisava que o seu maior rival tirasse pontos do Flamengo. Contudo o Grêmio perdeu de virada, o que deixou o Flamengo com a taça, ficando com 67 pontos e o Internacional logo atrás com 65.

Dessa forma, o Flamengo se tornou pentacampeão brasileiro e interrompeu uma sequência de três títulos do São Paulo, que naquele momento contava com 6 taças do Campeonato Brasileiro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!