Ciclismo em alta impulsiona a importação de peças de bicicletas

Descubra mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 02/03/2022, às 14h24 - Atualizado em 04/03/2022, às 09h30

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O ciclismo é uma das práticas esportivas mais comuns e que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos. Em 2020, durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas passaram a praticar esse esporte após o decreto de fechamento das academias.

Mas esse não foi o único motivo que levou as pessoas a se tornarem ciclistas. O esporte oferece muitas vantagens para quem o pratica, como os benefícios para a saúde física e mental, a possibilidade de praticar um esporte com menor risco de contágio da covid-19 e a fácil locomoção nos centros urbanos, sendo uma alternativa de transporte mais sustentável, com baixo custo e com menor risco de contaminação, pois evita a aglomeração dos transportes públicos.

Embora o cenário da pandemia tenha mudado e mais de 80% da população já tenha tomado a primeira dose da vacina de covid-19, o ciclismo se manteve em alta e tem despertado cada vez mais o interesse das pessoas. 

Alinhada a essa alta, a importação de peças de bicicletas também aumentou nos últimos anos entre os brasileiros, destacando o mercado internacional como uma boa opção para aqueles que desejam comprar peças importadas. 

De acordo com um estudo realizado pelo site Descontos Top, especializado em cupons de desconto, os ciclistas têm optado por comprar peças importadas para conseguir preços mais atrativos. Mesmo considerando o risco da incidência de impostos de importação, muitos consumidores preferem recorrer aos produtos do exterior.

O site mais popular entre os ciclistas que importam peças de bicicletas é o AliExpress. E dentro do Brasil, o Mercado Livre está entre os sites preferidos pelos adeptos do esporte.

Importação é motivada por preços mais atrativos

Um dos atrativos do mercado internacional para os ciclistas brasileiros é o preço mais atrativo. No mercado externo o consumidor encontra mais oportunidades para economizar, como cupom do AliExpress, por exemplo, que é um cupom de desconto oferecido por essa loja internacional.

Lojas como a Shopee, Amazon, AliExpress, Banggood e Ebay, contam com diversos produtos na categoria de ciclismo com preços atrativos ou possibilidade de economizar com cupom de desconto. Os cupons mais procurados pelos consumidores são o de frete grátis e o de desconto para a primeira compra. 

Embora o consumidor assuma o risco de ter seus produtos taxados ao chegar no Brasil, muitos acreditam que vale a pena comprar no exterior por causa dos preços baixos e pagar a tributação adequada, caso haja essa incidência. 

Variedade de produtos também atrai os brasileiros

Os preços baixos não são os únicos atrativos do mercado externo. Muitos brasileiros compram em lojas internacionais por causa da variedade de produtos, tecnologias e inovações que dificilmente são encontrados no Brasil. 

Nas lojas internacionais os consumidores encontram desde peças mais comuns, como pneu, alavanca de câmbio, freio à disco, aro, corrente, pedal, manete de freio e guidão, até produtos que são inovadores e diferentes para os ciclistas brasileiros.

Inovações como fones de ouvido para bicicleta, sensores de mudança de marcha, acessórios tecnológicos para bicicletas elétricas e peças mais resistentes, como coroa de liga de alumínio e aro de aço carbono, despertam o interesse dos ciclistas que querem mais do que apenas andar de bicicleta, mas também customizar e melhorar ainda mais a prática de ciclismo.

Produtos mais importados pelos ciclistas brasileiros

Em uma busca pelos principais sites internacionais usados pelos consumidores brasileiros para comprar peças de bicicleta, é possível conferir os produtos mais vendidos dentro da categoria de ciclismo. No AliExpress, por exemplo, os itens mais adquiridos na categoria de peça para bicicleta são: coroa dentada, pastilhas de freio, pedal, selim de carbono, freio a disco e câmbio.

Além das peças de bicicletas, que são usadas para reparo ou para customização, os consumidores brasileiros também encontram diversos produtos relacionados ao ciclismo nos sites internacionais. Muitos desses itens chamam a atenção por não serem vendidos no Brasil ou por serem difíceis de encontrar. 

Dentre os itens mais vendidos pelo AliExpress na categoria de ciclismo estão: luva para ciclismo com proteção térmica, lanterna de bicicleta, roupa de ciclista para o verão e para o inverno, ferramentas úteis para o reparo de bicicleta, suportes e guias para apoiar celular e GPS, sinalizadores com luz para bicicleta e iluminação para aro de bicicleta.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!