Como a automação residencial pode tornar sua rotina mais prática

Saiba como a automação residencial funciona e de que forma ela pode ser aplicada para que seu dia a dia seja mais eficiente

Mateus
Publicado em 07/07/2023, às 10h25 - Atualizado às 11h20

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

A automação residencial é uma solução inovadora que pode transformar a maneira como você vive. Com a aplicação dela, é possível tornar sua rotina mais prática e conveniente através do controle inteligente de diversos locais da casa.

Desde a iluminação até a segurança, a automação oferece uma série de benefícios. Você pode criar ambientes personalizados com o ajuste da intensidade e do tom da luz, monitorar sua casa remotamente ou até controlar o ar-condicionado inverter.

Para conhecer todas as aplicações e facilidades que a automação residencial proporciona, continue a leitura e confira como ela pode simplificar sua rotina e trazer mais praticidade para o seu dia a dia!

O que é a automação residencial?

Automação residencial é um conjunto de tecnologias que facilitam a programação de eventos e a realização de tarefas. Na prática, ela deixa as principais atividades que o morador fazia mais automáticas.

Essa tecnologia mantém o ambiente moderno e também gera economia de tempo e energia. Com a automação residencial, é possível transformar uma casa em um espaço inteligente e adaptado às necessidades dos moradores.

Como ela funciona na prática?

A automação residencial funciona através da utilização de dispositivos eletrônicos conectados à internet, que trocam informações entre si. Para isso acontecer, é necessário ter 3 elementos:

  1. Controladores: são os responsáveis por enviar e receber notificações sobre o estado dos sistemas automatizados;
  2. Atuadores: são programados pelos controladores para executar funções específicas, como acionar interruptores de luz ou válvulas;
  3. Sensores: eles monitoram variáveis como iluminação, temperatura, presença e movimentação.

Assim, através desse sistema, a automação residencial pode ser personalizada de acordo com as necessidades dos usuários, abrangendo requisitos de segurança, acessibilidade, sustentabilidade, praticidade e conforto.

Onde ela pode ser aplicada na sua casa?

A automação residencial oferece uma ampla gama de possibilidades para tornar sua rotina mais prática. A seguir você conhece algumas das formas pelas quais a automação residencial pode simplificar sua rotina.

Ativar eletrodomésticos

A automação residencial permite ativar automaticamente diversos aparelhos domésticos, proporcionando praticidade e conveniência.

Por exemplo, é possível programar a cafeteira para preparar o café todos os dias às 7 da manhã ou agendar o funcionamento do irrigador de jardim em um determinado horário.

Iluminação

A automação residencial pode ser aplicada na iluminação, proporcionando ambientes mais aconchegantes e confortáveis ao criar diferentes atmosferas de acordo com as necessidades.

Dessa forma, a partir da automação, é possível integrar a iluminação com outros dispositivos, como o despertador ou detector de fumaça. Assim, é possível programar a luz para acender ao tocar o despertador ou utilizar como alerta a fogo com sirene.

Segurança

Com câmeras de segurança inteligentes, é possível monitorar o que acontece dentro de casa a qualquer momento através do smartphone. 

Além disso, sensores de abertura e de movimento podem enviar alertas para o smartphone em caso de janelas ou portas abertas ou detectarem movimentos suspeitos quando você estiver fora de casa.

Esses sistemas de segurança integrados oferecem uma camada adicional de proteção e permitem que você esteja sempre informado sobre a segurança do seu lar, trazendo mais praticidade e tranquilidade para a sua rotina.

Temperatura

A automação residencial pode ser aplicada no controle da temperatura, proporcionando conforto e economia de energia. Por meio do gerenciamento do sistema de ar-condicionado, é possível realizar o controle automático da temperatura do ambiente.

Isso significa que você pode programar o sistema para ligar ou desligar em horários específicos, ajustar a temperatura de acordo com a hora do dia ou até mesmo utilizar sensores para detectar a presença de pessoas no ambiente e ajustar a temperatura automaticamente.

Controle de acesso

Por fim, a automação residencial pode ser aplicada no controle de acesso. Com o uso de fechaduras eletrônicas inteligentes, é possível gerenciar e monitorar todas as pessoas que entram e saem de casa.

Para isso, existem diferentes métodos de controle de acesso, como biometria, tags ou senhas. Basta instalar fechaduras ou videoporteiros inteligentes para começar a utilizar esse sistema.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!