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Como criar um feed atrativo para o Instagram da sua empresa

O uso das redes sociais atreladas ao comércio já se faz indispensável para o crescimento empresarial

Henrique Gear SEO
Publicado em 21/07/2020, às 08h10 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h18

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Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

O Instagram é uma das redes sociais mais populares da atualidade. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a plataforma apresenta um crescimento de 5% por trimestre, tanto que até mesmo o próprio Facebook vem perdendo espaço para o aplicativo.

Segundo dados do próprio Instagram, já são mais de 5 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes em todo o mundo. Em 2017, o número de empresas que utilizam a rede chegou a 8 milhões.

Justamente pela popularidade e a grande quantidade de recursos do aplicativo, o Instagram desponta como uma das principais redes para marketing digital. Entretanto, para alcançar bons resultados com a plataforma, é preciso conhecer o potencial da ferramenta.

Afinal de contas, os recursos no Instagram permitem não só o impulsionamento de publicações para um público cada vez mais amplo, mas também ajudam na segmentação de anúncios, tendo uma influência direta nas vendas.

Um dos pontos mais importantes do marketing digital é ter um feed organizado, bonito e diversificado, pois ele irá funcionar como uma espécie de “vitrine” para o seu negócio. 

Por ser extremamente visual, o próprio Instagram exige uma aparência apresentável do seu perfil corporativo.

No artigo de hoje, acompanhe algumas dicas de como criar um feed atrativo para o Instagram da sua empresa. Continue a leitura!

1 - Observe a composição das imagens

Quando passamos em frente de uma loja de , por exemplo, e vemos manequins combinando, com uma decoração sóbria e com composições adequadas, temos a tendência de considerar o estabelecimento como um local credível.

Provavelmente, se queremos comprar um uniforme, vamos priorizar essa empresa, ao invés de uma loja com paredes mal pintadas, manequins sem roupa e o chão bagunçado.

A mesma situação vale para as redes sociais, como o Instagram.

Visto que é necessário ter cuidado com o visual, o primeiro passo é analisar a postagem, antes de publicá-la, verificando a composição de fotos e observando se não há dissonância nas cores, elementos, entre outros aspectos.

Além disso, as imagens devem, obrigatoriamente, estar alinhadas com o conteúdo, com integração entre as palavras e o visual. Isso não significa ficar preso ao óbvio, mas tratar da mesma temática em ambas as comunicações (verbal e não verbal).

2 - Use os mesmos filtros e paleta de cores

A padronização é a melhor maneira de criar uma unidade para o feed no Instagram. Por isso, uma boa alternativa é usar os mesmos filtros nas fotos, priorizando no máximo o uso de duas predefinições nas edições.

É importante também respeitar a paleta de cores. Por exemplo, se uma utiliza como base as tonalidades das lixeiras de materiais recicláveis (vermelho, azul, verde e amarelo), é interessante compor um feed com essas cores.

Mas tenha cuidado com os exageros, pois eles podem comprometer a experiência do usuário. Cores muito contrastantes e chamativas podem cansar a visão e fazer com que as pessoas não passem muito tempo no seu perfil.

Alguns aplicativos de edição de foto podem ajudar nessa tarefa, como:

-Facetune;

-VSCO;

-Color Viewfinder;

-UNUM.

Caso sua empresa já tenha uma identidade visual, use-a como parte do planejamento de publicações no Instagram.

3 - Adote um estilo

O estilo não diz respeito somente ao padrão de cores, mas também a forma como o seu conteúdo irá abordar o público. Por isso, é importante conhecer a audiência, para direcionar as publicações com mais assertividade.

Por exemplo, uma loja de móveis de alto padrão pode optar por um estilo mais sério e minimalista. Assim, ao fazer uma postagem sobre , a foto precisa respeitar essas orientações.

Pelo mesmo motivo, as publicações não podem ser aleatórias. Os conteúdos precisam dialogar entre si e, sendo assim, vale a pena organizar estrategicamente as postagens, antes de compartilhá-las no Instagram.

4 - Use as ferramentas disponíveis

O Instagram conta com muitas ferramentas e funcionalidades, principalmente para as empresas. 

Um exemplo é o Instagram Shopping, que permite a colocação de tags diretamente nos produtos, direcionando os usuários para a compra, de modo simples, prático e rápido.

É interessante que a sua empresa saiba usar esses recursos da melhor maneira possível, para diversificar os conteúdos. Assim, gravar um Reels sobre , por exemplo, é uma maneira de melhorar o engajamento.

Porém, o recomendável é programar todas as publicações, como forma de escolher o melhor conteúdo para cada ferramenta.

O que achou das dicas para um feed atrativo? Explore o Instagram e veja como a rede social pode ser muito potente para o seu negócio!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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