De Tudo um Pouco

Como é calculado o valor de um seguro de vida? Saiba mais

Confira mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 31/08/2023, às 17h05

FacebookTwitterWhatsApp
Duas pessoas negociando - Pexels
Duas pessoas negociando - Pexels

Pensar em seguro de vida não é uma tarefa simples. Mas, apesar disso, é uma decisão importante para quem quer proteger a si e aos seus entes queridos. Por isso, é fundamental entender como o preço é calculado, como funcionam as coberturas, quais as idades mínimas e máximas para aderir a um seguro de vida e qual o melhor tipo de seguro para o seu caso.

Neste artigo você vai conhecer as principais informações para contratar o seguro de vida ideal para você e ainda, quanto custa um seguro de vida em média. Aqui você vai entender melhor como é calculado o valor do seguro e conhecer quais as várias opções de cobertura. Vamos lá?

1. O que é seguro de vida?

O seguro de vida é um contrato entre um segurado e uma seguradora, no qual a seguradora se compromete a pagar uma determinada quantia de dinheiro em caso de morte do segurado. Esse dinheiro pago pela seguradora é chamado de capital segurado.

O capital segurado é o valor que a seguradora pagará aos beneficiários da apólice. O segurado é a pessoa cuja morte será indenizada. O beneficiário, por outro lado, é a pessoa a quem será pago o capital segurado em caso de morte do segurado.

2. Como o valor do seguro é calculado?

O cálculo do valor do seguro de vida varia de acordo com vários fatores, como a idade e o estado de saúde do segurado. Além disso, as características do seguro de vida também influenciam no valor.

Por exemplo, seguros de vida com cobertura de doenças graves tendem a custar mais do que seguros de vida com cobertura apenas para morte natural. O valor do seguro também pode variar em função do tipo de plano de seguro escolhido.

3. Quais são as coberturas disponíveis?

Existem várias opções de cobertura para um seguro de vida, como os seguros de acidentes, de doenças graves, de morte natural, entre outros. Além disso, há ainda a opção de contratar um seguro de vida com cobertura de morte acidental. Esse tipo de cobertura oferece um acréscimo ao capital segurado em caso de morte de forma acidental do segurado.

Vale a pena fazer uma pesquisa de preços entre as seguradoras antes de você tomar uma decisão. Instituições bancárias também costumam oferecer este tipo de seguro, mas nem sempre os preços são atrativos.

4. Qual é a idade ideal para contratar um seguro de vida?

Geralmente, a idade mínima para contratar um seguro de vida é de 18 anos e a idade máxima varia de acordo com a seguradora. Algumas seguradoras aceitam segurados entre 18 e 67 anos, por exemplo. O ideal é iniciar a contratação deste tipo de serviço ainda na vida adulta.

De maneira geral, adquirir um seguro de vida é uma decisão importante para quem deseja garantir a tranquilidade de si e de seus entes queridos. Existem várias opções de planos de seguros e coberturas e cada caso é diferente. Se você é saudável e possui uma vida ativa, vale a pena começar por apólices mais enxutas. É preciso entender como é feito o cálculo do valor do seguro e qual a melhor opção de acordo com a sua realidade. Por isso, converse com uma seguradora e saiba mais detalhes sobre as opções de seguro de vida disponíveis.

Na hora da necessidade, contar com o suporte financeiro de um seguro de vida pode fazer toda a diferença neste momento triste e delicado para toda a família. Então, não deixe de incluir esse assunto durante uma conversa familiar, se você ainda não possui um seguro de vida.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!