Coronavírus

Como é recomendado que você abasteça sua dispensa durante o período de isolamento social

Comprar só o necessário, limpar as embalagens com álcool e conservar bem os alimentos, são maneiras de garantir uma despensa bem abastecida e versátil

Henrique Gear SEO
Publicado em 26/05/2020, às 12h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 23h08

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Com o início da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas correram para supermercados e compraram o máximo de suprimentos possíveis para estocar. Essa atitude acabou deixando de mãos atadas algumas pessoas que realmente necessitavam dos produtos. 

Agora, com a estabilização e a reposição de mercadorias, os alimentos voltaram para as prateleiras. Mas será que há necessidade de comprar tudo? Como armazenar sem correr o risco de estragar ou infectar? Conhecer a resposta para tais perguntas é uma maneira de ter a despensa abastecida corretamente.

Compre somente alimentos que serão consumidos

Não saia de casa com a intenção de estocar alimentos, principalmente, aqueles que você não tem o hábito de consumir. Sendo assim, antes de ir ao supermercado, faça uma lista dos produtos que está precisando e já vá alimentado. Essa é uma forma de não comprar compulsivamente e obter só o que realmente precisa. 

Aprenda como conservar alimentos neste período de pandemia 

Antes de pensar sobre a conservação de produtos, primeiro, faça uma grande limpeza em sua dispensa, a fim de encontrar itens vencidos e que não são usados há muito tempo. Uma boa opção é doar aqueles alimentos que ainda estão na data de validade. Assim, pessoas que estão passando por dificuldades financeiras podem ser beneficiadas. 

Arroz

Arroz é um alimento versátil que faz parte da alimentação dos brasileiros. Se armazenado em uma embalagem selada em um local escuro e fresco, o arroz pode durar anos. O tipo integral é um pouco diferente, pois possui mais óleo, o que pode causar a deterioração mais rápida. Nesse caso, prefira comprar em poucas quantidades e armazenar em um local arejado. 

Macarrão e outras massas 

Prefira colocar macarrão e massas em embalagens a vácuo. Caso não tenha saquinhos próprios ou potes suficientes, uma boa ideia é armazenar o macarrão em garrafas pets. Assim, o produto dura mais tempo e não tem chances de amolecer. 

Feijão e outros grãos

Para evitar que fungos se proliferem em grãos, a melhor opção é guardá-los na geladeira. Para isso, utilize um saco ziplock e guarde-os na gaveta. Outra opção é utilizar uma garrafa pet para armazenar grandes quantidades do produto. Assim, caso tenha comprado muitos grãos, não ocupam tanto espaço na geladeira. 

Se você tem uma rotina mais corrida, considere cozinhar o feijão sem temperá-lo e armazene o grão no congelador. Toda vez que desejar comer o alimento, retire a quantidade necessária do congelador e deixe descongelado. Após isso, esquente e tempere como desejado. 

Caldos no geral

Caldos de legumes, frango ou carne podem ser usados ​​de inúmeras maneiras. Se houver uma grande quantidade do alimento em sua despensa, preste atenção à data de validade e tente utilizá-la até o dia limite descrito na embalagem. Caso tenha aberto alguns desses produtos, guarde-os na geladeira. Dessa forma, as chances de fungos entrarem ou de umedecer o produto são menores.

Cebola, alho e verduras 

Cebola, alho, cebolinha e alho-poró pertencem à mesma família de alimentos, trazendo uma tonelada de sabor. Melhor ainda, eles duram um bom tempo se armazenados corretamente. Cebolas com casca e dentes de alho, por exemplo, podem ficar algumas semanas em ambientes externos e abertos.

Além disso, todos eles também podem ser armazenados na geladeira. Um ótimo truque é colocá-los em uma sacola com uma toalha de papel úmida e feche-la. A umidade impedirá o alimento de encolher, prolongando substancialmente sua vida útil. Essa também é uma boa dica para armazenar ervas e verduras na geladeira.

Ovos

Quando bem armazenados, ovos duram até cinco semanas. Para garantir todo o sabor e frescor, guarde-o na geladeira. Muito versátil e com infinitas possibilidades de receitas, o ovo é um alimento indispensável na cozinha do mundo todo. Mas, para garantir que não haja uma infecção alimentar causada pelo alimento, compre em poucas quantidades

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!