Como gerar um atendimento de qualidade para seu cliente?

Saiba como atender seu cliente adequadamente

Henrique
Publicado em 17/05/2021, às 15h28 - Atualizado às 15h41

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Saber como gerar um atendimento de qualidade para seu cliente é a melhor maneira de manter a fidelização e ainda elevar o nível da sua empresa.

Afinal, grande parte dos consumidores procuram negócios que ofereçam um atendimento diferenciado, pensado no público e longe das reclamações.

Como falta de empatia, grosseiras, transferências contínuas de ligação e assim por diante.

Então, pegue o seu bloquinho de notas e venha agora mesmo conferir tudo o que você deve fazer.

Boa leitura!

1. Conheça o seu negócio e o seu cliente

A princípio, a regra de ouro para qualquer tipo de atendimento é entender exatamente do que se trata o cliente e o negócio.

Dessa forma, é através dessas informações que você consegue reunir os dados que pode precisar durante um atendimento.

Por exemplo, suponha que você trabalhe no ramo farmacêutico.

Logo, os seus clientes estão buscando uma medicação para uma determinada dor ou condição.

Mais importante que isso, eles não têm interesse em conhecer apenas o produto, com nome e preço, mas também contra indicações e possíveis efeitos.

Alguns também podem perguntar se é possível trocar o remédio por outro e assim por diante.

Todos esses clientes possuem algum tipo de sofrimento, um problema, que o seu negócio vai ajudar a resolver.

2. Como gerar atendimento de qualidade para seu cliente – Fala: a melhor maneira de dizer o que precisa ser dito

Na segunda posição desse post, temos a importância de entender o impacto da comunicação da vida do público.

Sendo que cada público se comunica de uma maneira diferente.

Por exemplo, o cliente que busca um suplemento de academia é completamente diferente daquele que procura um remédio para queda de cabelo.

Com isso, eles falam de um jeito diferente, possuem vocabulário distinto e também problemas paralelos.

Então, o seu negócio precisa estar alinhado com o seu público, para conhecer possíveis termos, gírias e palavras que equivalem a outras.

Isso pode parecer bem estranho no início, mas é algo bastante natural.

Em suma, faz sentido que você domine o assunto e saiba dar as respostas.

Porém, quando a compreensão fica um pouco mais difícil, é preciso conhecer bem o seu negócio e manter a comunicação de maneira amigável, para sanar qualquer questão.

Falar o que precisa ser dito da melhor forma significa ter empatia com o cliente e respeito.

Afinal, ele tem um problema e está procurando uma resposta através de você.

A recomendação geral dos cursos online é ter uma comunicação clara, concisa e direta.

Isso significa evitar termos que possam ser considerados ofensivos ou difíceis de entender, nunca dizer frases que podem ter segundas interpretações e sempre perguntar se o cliente entendeu o que você disse.

3. Aprenda a escutar mais

Entre as principais reclamações de clientes quando o assunto é atendimento, é a falta de compreensão do profissional.

Geralmente, isso acontece porque você não escutou/leu direito ou mesmo compreendeu o que exatamente o cliente está dizendo.

Isso pode acontecer por pressa, falta de atenção e comprometimento, bem como porque o cliente tem alguma dificuldade para explicar.

Portanto, vamos com calma.

Para começar, é essencial que você esteja disponível para o cliente.

Com isso, vem o comprometimento e calma da sua parte.

Da mesma maneira, caso não tenha compreendido, peça para o cliente explicar melhor a situação ou queixa, mesmo que isso signifique mais tempo ali.

Escutando corretamente, dá para resolver os problemas em menor tempo e sem causar estresse desnecessário.

Uma dica para escutar mais, é tentar entender também o comportamento e a sensação do cliente, mesmo que ele não esteja na sua frente.

Por exemplo, um homem “x” comprou um remédio para a queda de cabelo.

A reclamação é que o produto não está funcionando.

Nesse caso, tente entender se não está mesmo funcionando ou se o cliente está com muita pressa, se está usando direito ou mesmo se existe outra questão.

Nem sempre o cliente está certo ou errado, às vezes é só uma questão de apresentar melhor as coisas.

4. Considere fazer um sistema de pós-venda

O pós-venda é de extrema importância para o público, já que mostra o seu interesse em realmente resolver o problema.

A ideia aqui é garantir que depois da conversa inicial, as coisas deram certo e o público está satisfeito.

Por isso, é comum que algumas empresas peçam que o cliente entre em contato depois, para dizer que tiveram uma boa resposta ou não.

Isso funciona como uma maneira de mensurar a qualidade do atendimento e saber onde melhorar.

Inicialmente, pode ser um pouco difícil fazer o pós-venda, principalmente se você possui um único canal de atendimento.

Porém, pode enviar as “pesquisas de satisfação”, muito ensinadas em cursos online com certificado.

Essas pesquisas serão o seu termômetro, para saber onde melhorar ou não.

Portanto, é importante fazer ao menos três perguntas ao cliente:

  • O problema foi resolvido?
  • De 0 a 5, qual nota você daria para o atendimento?
  • Você recomendaria essa empresa/produto para outras pessoas?

Mesmo parecendo algo bastante simples, são questões que trazem respostas importantes.

5. Comentários e avaliações – Como gerar um atendimento de qualidade para seus clientes

Não há como negar que uma das maneiras de saber onde melhorar é ver justamente quais são as principais queixas do público.

Por exemplo, se a sua pesquisa de satisfação mostra sempre respostas ruins em relação a nota de atendimento, é preciso observar melhor isso.

 Talvez o problema esteja na forma de comunicação, demora no atendimento, poucos canais, etc.

Dessa forma, veja o que estão dizendo por aí sobre a sua empresa/produto.

Seja em redes sociais, grupos ou mesmo em sites como o ReclameAqui.

Esses meios podem servir como parâmetro para você melhorar.

Outra opção é conversar diretamente com o seu público.

Se você tem uma conta comercial no Instagram, por exemplo, pode criar uma caixinha nos stories.

Logo, peça para o público dizer como a sua empresa pode melhorar a qualidade do atendimento.

Depois, analise tudo e faça as mudanças que considerar necessárias.

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre como gerar um atendimento de qualidade para seus clientes?

Comenta aqui embaixo.

Não deixe de compartilhar também as suas dicas, experiências ou até o que gostaria de ver aqui na página.

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