Como higienizar as compras em casa durante uma epidemia

Diferentes embalagens precisam de cuidados específicos na hora de limpar as suas compras

Henrique Gear SEO
Publicado em 26/06/2020, às 14h36 - Atualizado em 23/08/2020, às 23h53

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

A higiene e os cuidados médicos se tornaram as principais prioridades das pessoas durante a pandemia do coronavírus. A partir do momento que o vírus começou a se espalhar pelo mundo, a recomendação dos médicos foi de que as pessoas ficassem em casa, em uma tentativa de desacelerar a transmissão do vírus.

Entretanto, não é apenas em aglomerações de pessoas que o coronavírus pode ser transmitido, entrando em contato, principalmente, pelas vias aéreas. Desde o início desse novo período, precisaram ser adotados para que as pessoas não trouxessem o vírus para dentro de casa, contaminando-se onde menos se espera.

O vírus pode sobreviver em superfícies de vários objetos. Se alguém contaminado não toma os cuidados necessários e espirra na mão, por exemplo, ele pode infectar qualquer objeto que tocar. Diante dessa possibilidade, é necessário que você higienize o que for trazer para casa ao fazer as compras.

Compras limpas, segurança garantida

Para garantir que as suas compras não tenham o coronavírus em suas superfícies, é preciso ficar atento ao tipo de embalagem de cada produto. Embalagens de plástico, como as dos produtos de limpeza, podem ser higienizadas com água e sabão. Isso é o suficiente para retirar qualquer vestígio do vírus delas.

Embalagens de papelão, por outro lado, irão exigir um pano umedecido com álcool de 70%. Ele deve ser passado por toda a superfície do produto antes de guardá-lo no armário.

Frutas e verduras

As frutas e as verduras passam na mão de muita gente, uma vez que as pessoas, necessariamente, não levam para casa todas as que tocam no sacolão. Para garantir que elas não sejam portadoras do coronavírus, o recomendado é que você coloque esses alimentos em uma bacia de água com cerca quatro gotinhas de hipoclorito de sódio.

Deixe elas de molho por volta de dez minutos. Depois disso, despreze a água da bacia e lave os alimentos normalmente com água corrente, antes de guardá-los na geladeira.

Embalagens de carnes e peixes

O risco maior, nesse caso, não é que os alimentos em si estejam contaminados, mas, sim, as suas embalagens. Para os especialistas, o mais recomendado é que você retire os alimentos das embalagens e jogue-as imediatamente fora. Depois, lave suas mãos com água e sabão, seguindo as recomendações necessárias.

Feito isso, deposite a carne ou o peixe em outro recipiente, como uma vasilha de plástico de sua casa, que deve ser higienizada antes, claro. Assim, é possível guardar o alimento na geladeira sem maiores preocupações.

Sacolas de plástico

A superfície das sacolas de plástico também pode servir para a transmissão do vírus. O ideal é que as pessoas as descartem assim que tirarem as suas compras delas, para não correr riscos.

Contudo, outra possibilidade viável é você utilizar sacolas de tecido de uso pessoal, dispensando a necessidade de usar as de plástico. Basta lembrar de limpar o acessório quando chegar em casa, usando um pano umedecido com álcool 70% para higienizar o seu interior, assim como as alças.

Outros cuidados

Além da higienização das compras, as pessoas precisam ter outros cuidados para garantir que o vírus não venha para casa com elas. Uma dessas atitudes é lembrar de limpar os sapatos usados para sair. O vírus pode ficar preso na sola do calçado e chegar até o chão da casa dessa forma.

Primeiro, evite sair com o calçado que você usa em casa, como um par de chinelos. Separe, perto da porta da sua casa ou mesmo na garagem, o calçado que você usa dentro da sua residência. Assim, ao chegar, você pode retirar os sapatos de rua antes mesmo de entrar na sua sala.

Após higienizar suas mãos e suas compras, lembre-se de limpar os seus sapatos de rua. A limpeza pode ser feita utilizando bucha com água e sabão. Também é uma opção viável passar um pano umedecido com álcool em gel, limpando toda a superfície. Tenha atenção especial para limpar a sola.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!