Como proteger a casa de fungos, bactérias e cupins?

Esses seres minúsculos fazem um estrago enorme, caso não sejam combatidos

Henrique
Publicado em 28/08/2020, às 16h13 - Atualizado em 31/08/2020, às 09h52

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Por maior que seja a limpeza feita em casa, às vezes, alguns elementos nada convenientes podem surgir, causando estragos. Bolor, mofo, cupins e outros seres minúsculos aparecem em lugares onde a gente nem imagina e podem causar uma dor de cabeça danada caso não sejam eliminados rapidamente.

Algumas medidas simples, porém, podem te ajudar a prevenir e até removê-los por completo. Seja onde você vai guardar suas roupas ou alimentos, no banheiro ou nos móveis da casa, uma dica preciosa é manter a ventilação dos ambientes.

Cuidar dos ambientes internos e externos da casa, mantendo a limpeza e uma manutenção periódica, faz com que os riscos do aparecimento de cupins, fungos e bactérias seja menor e, caso apareçam, deem menos problema na hora de ser eliminados.

Cada um desses seres vivos, inseto, fungo ou bactéria, aparece quando existe um ambiente favorável para sua reprodução e alimentação. A falta de manutenção, ventilação e até de limpeza, por exemplo, podem favorecer o surgimento deles. Por isso, é preciso diferenciá-los para poder achar as soluções mais adequadas ao extermínio.

Bolor e mofo

Se você chegou em um lugar e começou a espirrar ou a coçar o nariz, provavelmente eles estão por lá. Para os alérgicos, não há nada mais desconfortável do que estar em um ambiente em que exista bolor e mofo. Esses fungos atraem problemas respiratórios e precisam ser extirpados quanto antes.

Como já foi dito, tanto o mofo, quanto o bolor, são espécies de fungos. O que vai diferenciar um do outro é o estágio. Enquanto o bolor é a fase inicial da ação desses fungos, ficando, portanto, de modo mais superficial, o mofo é o nível mais avançado, tendo cor mais escura e maior profundidade de dano.

A dupla que faz com que esses fungos apareçam é formada por alta umidade e baixa ventilação. Ambientes com essas duas características estão muito mais propensos ao aparecimento de bolor e de mofo.

Para eliminá-los, basta fazer uma mistura de duas medidas de água com uma de vinagre de álcool e 5% de água oxigenada volume 10. Ela deve ser aplicada com bucha e, depois, removida com pano. Em ambientes externos, também pode-se fazer a mistura de duas medidas de água sanitária para uma de água.

É preciso tentar manter aquela área mais arejada para que o mofo ou o bolor não voltem. Também tente afastar os móveis das paredes, mantendo uma distância de uns cinco centímetros para que haja essa circulação mais facilmente.

Cupins

Outra praga presente em algumas casas são os cupins. Esses insetos minúsculos chegam voando no período de acasalamento, reproduzem-se e começam a fazer ninhos. O cenário seria lindo se não fosse pela tragédia que esses seres causam dentro de armários, livros, papéis e móveis de madeira.

O motivo é muito simples: eles se alimentam da celulose presente em todos esses elementos citados. O mais complicado é que, geralmente, os cupins só são percebidos quando o estrago já foi feito. Quando você vê uma espécie de pozinho na madeira, provavelmente é sinal de que tem cupim por ali.

No caso de cupins, vale a pena procurar a ajuda de um dedetizador. Exatamente por serem seres minúsculos e viverem em partes bem profundas de móveis, esses insetos são difíceis de serem encontrados e, consequentemente, eliminados. Uma forma de preveni-los, porém, é a impermeabilização de móveis e paredes.

Bactérias e vírus

Seres microscópicos também podem trazer danos à saúde, como bactérias e vírus. Por não serem vistos a olho nu, eles podem estar presentes em vários lugares da casa, sem que você tenha consciência disso. 

A boa notícia é que, geralmente, eles são facilmente eliminados com o mínimo de higiene, já que grande parte de vírus e bactérias acaba perdendo sua membrana de proteção quando entram em contato com produtos de limpeza de uso comum, como sabão, desinfetante, detergente e álcool.

Lave sempre as mãos ao chegar em casa, para evitar possíveis contaminações, e evite colocar as mãos nos olhos e na boca enquanto estiver fora. Também higienize frutas e verduras depois de voltar do mercado, deixando-as em uma solução de água e água sanitária por 20 minutos para eliminar qualquer sujeira.

Limpe banheiro e cozinha com produtos específicos e não deixe acumular sujeiras nesses locais, já que eles são usados com muita frequência. Duas vezes ou mais na semana, faça a limpeza do chão, usando pano úmido com desinfetante ou o produto adequado.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!