DICAS

Como se preparar para a Economia 4.0

O que é a economia 4.0?

Henrique
Publicado em 07/05/2021, às 10h23 - Atualizado em 10/05/2021, às 15h58

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Saber como se preparar para a Economia 4.0 é necessário para qualquer empreendedor que queira ter um negócio de sucesso atualmente e pelos próximos anos. Se você sequer sabe do que estamos falando, talvez possa até usufruir de algum sucesso hoje, mas terá dificuldade nos próximos anos, conforme esse conceito vai se tornando cada vez mais comum e normalizado.

Hoje em dia, passamos por um período de alta transformação digital e o mundo inteiro compartilha desse momento. Por causa disso, é um período de constantes mudanças e coisas que há 3 anos eram a norma, hoje já podem não ser. Pelo contrário: hoje podem inclusive serem consideradas hábitos negativos. Isso afeta muito a previsão dos empreendedores e o preparo para planos de longo prazo.

Para não errar na hora do planejamento, é essencial saber como se preparar para a Economia 4.0 e entendê-la bem. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura abaixo!

O que é a Economia 4.0?

Para poder se preparar para lidar com a Economia 4.0 é necessário, obviamente, entender o que é a Economia 4.0, de onde ela vem, quais as suas características e como a sua empresa pode se adaptar a ela.

Sem querer entrar no mérito de todas as revoluções industriais, a Economia 4.0 é fruto da Quarta Revolução Industrial, que ainda estamos vivendo e sentindo o impacto. Em teoria ela ainda não nasceu, mas vem se desenvolvendo e só saberemos como ela é assim que estiver pronta, olhando em retrospecto.

No entanto, o que já se sabe sobre a Economia 4.0 é o seu potencial de transformação com base em tecnologias como a Internet das Coisas e a Automação, que são dois dos principais pilares dessa mudança.

Quer saber mais ou menos como será a Economia 4.0? Vejamos um exemplo e vamos compará-lo com como acontece hoje em dia.

Suponha que você está em casa e quer comer uma pizza com seu cônjuge vendo um filme. Você abre o Rappi Delivery, escolhe um sabor de pizza, faz o pedido, aguarda por uns 30 ou 40 minutos e vai receber do entregador, provavelmente precisando esperar um pouco mais do que isso.

Em todo esse processo, várias ações foram feitas de forma manual: você precisou escolher o sabor da pizza, a pizzaria, inseriu os dados de pagamento. O atendente da pizzaria recebeu seu pedido, informou aos cozinheiros, que prepararam a pizza, colocaram no forno e finalizaram o pedido. Então o entregador foi buscar e dirigiu até a sua casa.

Na Economia 4.0, todas as tarefas que puderem ser automatizadas nessa linha de produção, serão. Quando você quiser uma pizza, dirá em voz alta que quer uma pizza. Seu celular, com Inteligência Artificial, Automação e IoT, fará o pedido no delivery automaticamente. Um atendente robótico receberá o pedido e montará a pizza sozinho, colocando-a para assar. Dependendo da empresa, ele provavelmente fará isso enquanto roda pelas ruas, em um “carro-forno”. Quando estiver tudo pronto, estacionará na sua rua e enviará a mensagem. Em 10 minutos, você está comendo o primeiro pedaço.

Parece exagero? Parte dessa tecnologia já está pronta. Só falta ter o suporte para montar o sistema com base nos recursos das pessoas.

Como se preparar para a Economia 4.0?

Agora que já entendemos mais ou menos o que é a Economia 4.0, é hora de entender como se preparar para ela. O primeiro passo, claro, é estabelecer quais são os processos da sua empresa que sofrerão primeiro com as mudanças. Ou seja: o que pode ser automatizado e otimizado com a Internet das Coisas e Inteligência Artificial?

Depois de descobrir, é hora de começar a ajustar os seus processos dessa forma. Comece pequeno, com tarefas simples, que possam ser mensuradas. Depois, de acordo com os resultados, vá escalando e investindo mais pesado. Algumas coisas não dependem de você: para funcionar, a IoT precisa do 5G, ainda não disponível. Assim, é questão de ir se preparando com base no que dá atualmente.

Além disso, pense em como seus produtos ou serviços podem ser afetados pela área. Dependendo de como for, elabore ajustes ou novos produtos para refletir melhor esse mercado que se aproxima a passos cada vez mais largos.

Agora que você já aprendeu como se preparar para a Economia 4.0, é hora de iniciar a se planejar para modificar a sua empresa para estar de acordo com esse processo. Isso, claro, não acontecerá do dia para a noite. Pelo contrário: é normal que revoluções industriais aconteçam no espaço de anos. Por isso, ainda há tempo para começar. Mas a janela está ficando cada vez mais curta e, a qualquer momento, pode ser tarde demais. Portanto, a hora de começar é agora!

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!