Manter o foco e a produtividade são desafios enfrentados durante o trabalho remoto.
O home office se tornou realidade para boa parcela dos profissionais em 2020. Não precisar sair muito cedo e enfrentar o trânsito para chegar ao escritório é o sonho de muita gente, mas trabalhar de casa também pode ser bastante desafiador.
Além de não ser possível para todas as carreiras, o trabalho remoto disputa a atenção do profissional com diversas outras coisas, por isso, pode acabar prejudicando o desempenho laboral.
Outro ponto importante é a infraestrutura, que é bem diferente dos escritórios. A grande maioria dos profissionais sequer tem cadeira adequada para trabalho e acaba improvisando um cantinho no lar para poder trabalhar.
Para te ajudar a manter a alta performance enquanto estiver trabalhando de casa, separamos algumas dicas importantes. Confira a seguir.
1. Roupa
Você não precisa mais usar roupas formais, salto alto e maquiagem para ir
trabalhar, mas isso também não significa que deva passar o dia de pijama.
Ao acordar pela manhã, troque de roupa, coloque um traje confortável e comece o seu expediente. Esse ato simples ajuda o cérebro a entender que você precisa se concentrar e que vai começar a trabalhar a partir daquele horário.
2. Internet
Se for preciso, reveja o seu pacote de dados. Agora, você precisa de uma boa conexão de internet para poder realizar diferentes tarefas relacionadas à sua profissão.
Uma internet mais veloz é essencial para algumas carreiras e cargos que
demandam conferências virtuais e reuniões frequentes ao longo da semana.
3. Equipamentos
Para ter um bom desempenho no trabalho remoto também é preciso ter boas ferramentas de trabalho, o que inclui um bom computador ou notebook, celulares e fones de ouvido — para as chamadas e reuniões virtuais.
Algumas empresas disponibilizam aos empregados, mas outras esperam que cada profissional utilize o seu próprio equipamento no dia a dia.
4. Ergonomia
Esse ponto é essencial para o bem-estar físico do colaborador e,
consequentemente, para o seu desempenho. É muito importante, portanto, poder ter uma cadeira ergonômica, uma bancada organizada e boa luminosidade no ambiente.
5. Silêncio
Na hora de dar início ao expediente, escolha um local da casa que seja silencioso e tranquilo. É importante ter sossego para trabalhar e também evitar interferências que possam prejudicar a concentração.
6. Expediente
É importante cumprir o horário do expediente de forma fiel. Ter um bom
gerenciamento do tempo é fundamental para evitar horas extras, o estresse e a fadiga mental.
Por conta das demandas do dia a dia da casa, muitas pessoas acabam ficando sobrecarregadas e têm dificuldades para separar o que é hora do trabalho e o que é momento de limpar a casa e até de fazer comida.
Dessa confusão, surgem o acúmulo de trabalho, o cansaço excessivo e o prejuízo no desempenho profissional. É uma grande “bola de neve” que se repete dia após dia e que deve ser observada com atenção.
7. Pausas
No escritório, de tempos em tempos, os profissionais fazem uma pausa para beber água, ir ao banheiro, tomar café e, dessa forma, arejar um pouco a cabeça e esticar as pernas.
Em casa, esse break também é importante e pode ser usado para se hidratar, cuidar de pequenas coisas da casa e até de questões pessoais, como agendar uma consulta, ligar no banco ou outra burocracia da vida adulta.
Às vezes, é justamente nesses momentos mais despreocupados que surgem as melhores ideias e até a solução para alguma questão que estava difícil de ser resolvida no trabalho.
8. Metas
Você não precisa ser multitarefas e dar conta de tudo em um único dia. Para trabalhar bem de casa, estabeleça metas diárias e tente cumpri-las à risca. Dessa forma, você evita também a procrastinação e o uso excessivo de aplicativos que te distraem.
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