DICAS

Como vender produtos personalizados?

4 dicas de como vendas produtos personalizados

Henrique
Publicado em 14/06/2021, às 13h27 - Atualizado às 14h07

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Os conceitos de marketing e vendas sempre andaram lado a lado para que, juntos, eles atingissem o objetivo de qualquer marca: lucrar. Mas e quando o produto é específico? Pois bem, hoje, falaremos sobre dicas e formas de você vender seus produtos personalizados.

As empresas vêm sempre buscando formas de inovar com o seu marketing, principalmente na maneira como oferecem seus produtos para os seus leads e clientes, fazendo com que o mercado de trabalho seja o que ele é hoje em dia.

E, com a chegada do meio digital, o mercado se modificou ainda mais, aumentando muito o número de pessoas que começaram a empreender, independentemente se os produtos eram camisetas de banda ou brindes corporativos.

Isso trouxe alguns pontos muito positivos para o mercado em si. Primeiramente, por ter mais pessoas empreendendo e novas marcas e empresas aparecendo, todas as organizações tiveram de começar a se reinventar para manter os seus clientes e leads.

E, como todo tipo de pessoa começou a negociar, novas empresas, voltadas para um público de nicho específico, começaram a surgir. Ou seja, tanto comércios que vendem quanto pessoas que compram movem o mercado hoje em dia.

Enquanto antigamente não era possível abrir espaço para os produtos personalizados, afinal, as indústrias e empresas tinham essa visão de nunca parar de produzir, hoje em dia isso não é mais tão verdade, sendo que a sua marca pode se especializar apenas em produtos do tipo.

E você pode, por exemplo, cobrar um aluguel de cabine fotografica e, ao mesmo tempo, vender câmeras personalizadas para os seus leads e clientes. Tudo dependerá da forma como o processo será realizado, se tem público para isso e se está sendo lucrativo.

Sem mais delongas, entenda algumas das vantagens em vender produtos personalizados.

A importância de vender produtos personalizados

Com tantas empresas tentando chamar a atenção das pessoas a todo momento e em todos os dias, chega uma hora em que a propaganda se torna trivial e muitas vezes os próprios leads deixam de prestar atenção nelas, sendo assim, inefetiva.

Seja comercializando etiquetas adesivas personalizadas, cadernos ou qualquer outro produto, somente o fato de você criar um produto que seja específico de um cliente em si, já faz com que ele vá até você e se interesse pelos seus serviços.

O impacto que a sua empresa pode causar de forma positiva é enorme e pode ser um dos seus diferenciais no mercado de trabalho, pois de tantas empresas que oferecem o produto que o cliente quer, apenas a sua faz exatamente como ele busca.

Quando pensamos no meio digital, é possível construir o seu produto dentro do próprio site onde ele está, independentemente se é uma empresa de totem ou de cosméticos. Tal estratégia é muito utilizada em sites que vendem computadores e tecnologia em geral.

Então, as pessoas que buscam um quadro diferente, por exemplo, já conseguem escolher a foto, tamanho e qualidade da imagem e, conforme vão montando o que buscam, o preço se ajusta para que o próprio cliente já tenha ciência de quanto investirá.

Alguns benefícios que as empresas que buscam vender produto personalizado adquirem são:

  • Maior fidelização dos clientes;
  • Maior autoridade no mercado neste segmento;
  • Maior tráfego e permanência de usuários em seu site;
  • Aumento do alcance de sua marca.

Sejam fornecedores de brindes corporativos personalizados ou de canecas, é possível perceber o impacto que esse tipo de negócio pode causar no mercado. 

Pensando nisso, confira agora algumas dicas que podem ser úteis para que você comece a produzir esses produtos.

Dicas de como vender produtos personalizados

Alguns critérios são essenciais para que a sua empresa consiga vender seus produtos personalizados de forma inteligente e eficiente. Portanto, confira agora algumas orientações de quais elementos você deve investir.

01 - Conheça o seu público-alvo

Saber se o seu público prefere impressão em madeira ou em estampas é um dos exemplos para que você tenha sucesso quando se pensa em um negócio focado em produtos personalizados ou que trabalhe com eles de alguma forma.

O seu público que irá mover a empresa, afinal, de forma direta, eles que pagam as contas da empresa. Sendo assim, é extremamente comum que seus serviços sejam empenhados em agradá-los e fazer com que tenham um maior engajamento. 

Interaja com o seu público e entenda a fundo as vontades, gostos e preferências deles. Uma boa alternativa é a criação de personas, que nada mais são do que uma pessoa fictícia que representa o seu cliente ideal.

Ao entender o que o cliente quer e busca, os seus gostos e vontades, fica muito mais fácil de oferecer e compreender como montar a estampa em camisa de algodão que vai fazer sucesso, gerando engajamento, lucro e marketing.

02 - Saiba criar um excelente portfólio

Um portfólio bem construído é a porta de entrada para que tanto clientes e leads quanto outras empresas conheçam o seu trabalho e saibam o que seu negócio é capaz de fazer, afinal, é através da qualidade que é atestado um produto como bom ou ruim.

Não apenas isso, mas você também pode colocar em seu portfólio algumas informações que ajudem o seu cliente a se localizar melhor em meio a tantas possibilidades de trabalho, indicando o que foi mais pedido e até dando algumas dicas de como utilizar o produto.

Até mesmo uma empresa de brindes pode personalizar os seus produtos e entrar nessa estratégia de usar um portfólio de forma mais eficiente e inteligente. Também é importante saber onde divulgar, e esse é o tema do nosso próximo tópico.

03 - Utilize os canais de comunicação corretos

De nada adianta você ter a melhor linha de produtos personalizados do mercado e investir pesado na qualidade deles se as pessoas não o conhecem, acarretando em diversas situações que estão atreladas a isso.

Dentre elas o baixo retorno do investimento, podendo prejudicar as vendas e outros setores da empresa. Para isso, é necessário conhecer bem o seu público-alvo e utilizar os canais de comunicação que ele mais utiliza, dessa forma, potencializando as vendas.

As redes sociais são um excelente canal e através delas você pode conseguir muitos leads, aumentar o alcance da sua marca e expandir o seu negócio. É lá que a maioria das pessoas estão e onde a maioria dos assuntos é comentado.

Lembre-se também de utilizar o marketing de conteúdo para gerar um maior interesse do seu público com o seu trabalho, fazendo com que gerem mais engajamento. Quanto mais pessoas se interessarem de forma passiva pelo seu trabalho, menos investimento será necessário para capturar a atenção delas.

04 - A variedade é necessária

Claro que todas as dicas e orientações destacadas até o momento são de extrema importância e trazem muito público para a sua empresa, além de ajudar a vender os seus produtos personalizados de forma eficiente.

Porém, também é necessário que você aposte na variedade de produtos dentro de sua loja e não se prenda a apenas um tipo de produto. Isso pode ser bastante prejudicial tanto para o seu negócio quanto para o mercado como um todo.

Quanto mais variado for o portfólio que você oferece, maior serão as oportunidades de vendas para você e sua empresa, dessa forma, mais pessoas podem começar a se interessar por produtos personalizados e criar um crescimento espontâneo.

Com mais pessoas se interessando pelo trabalho, maior será a divulgação que elas farão por conta própria, maior será o seu número de vendas e maior será a sua autoridade dentro deste segmento no mercado de trabalho. Todo mundo ganha.

Considerações finais

Hoje, você entendeu um pouco melhor como o mercado de trabalho evoluiu e como o investimento em produtos personalizados pode ser interessante, além de dicas e orientações de como vendê-los de forma eficiente.

Não é à toa que esse tipo de negócio vem crescendo tanto nos últimos anos e são muitas as pessoas que buscam algo e não encontram como querem, logo, começam a se concentrar em empresas que oferecem produtos personalizados.

Desde que mantenha a qualidade, sempre procure novas formas de gerar interesse nos seus clientes, dificilmente esse mercado te decepcionará, lembrando que você também pode correr atrás de peças mais robustas e difíceis, como artesanato e outros afins.

O importante é que seu cliente se sinta satisfeito com o produto que adquiriu e que o seu negócio consiga suprir a expectativa dele. Para isso, é só seguir as dicas e orientações que disponibilizamos no decorrer deste texto.

Agora, só basta tomar a iniciativa e dar o primeiro passo rumo a um comércio de ainda mais sucesso. Comece pensando em qual tipo de produto você comercializará e mãos à obra!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!