Saúde

Confira bons motivos para deixar o sedentarismo de lado

Melhora da saúde e da autoestima são algumas das principais razões para começar a se mexer

Henrique Gear SEO
Publicado em 27/07/2020, às 11h51 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h25

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

É inegável que fomos feitos para nos movimentar. Quem quer precisa incluir a prática regular de exercícios físicos na rotina — mesmo que isso signifique alguns minutos de alongamento ou caminhada por dia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que, para manter a saúde em dia, devemos praticar 150 minutos semanais de exercício físico de intensidade leve ou moderada — daqueles em que é possível praticar e manter uma conversa, sem ficar extremamente ofegante.

Deixar o sedentarismo de lado, no entanto, é um grande desafio. Tudo parece mais atraente do que ir para a academia, não é mesmo? Você sabe por que isso acontece? Continue lendo o conteúdo abaixo.

Resposta está na evolução

Em reportagem ao portal de notícias UOL, o médico oncologista Drauzio Varella lembrou que ninguém acorda feliz para treinar, e a resposta disso está na evolução. “No passado, a gente só se mexia para conseguir comida ou fugir de um predador. Só que hoje é possível conseguir tudo isso se mexendo pouco”, destacou.

Assim como ocorre com as máquinas que ficam paradas muito tempo, nosso corpo também passa a apresentar falhas e problemas se ficar muito tempo inativo. Ele foi programado pela natureza para poupar energia, mas é preciso se mexer para poder funcionar corretamente.

Criar o hábito do exercício também é algo que demora, podendo levar até quatro meses, mas é preciso ser persistente e não desistir para que o corpo realmente se acostume e peça para se exercitar. Ter companhia e metas tangíveis a serem alcançadas são estímulos para deixar o sofá e a cama, partindo para suar a camisa.

Corpo são, mente sã

Além de queimar as gordurinhas e, com isso, melhorar a saúde como um todo, a prática de exercícios físicos ajuda na saúde mental. Ao emagrecer, ganhar músculos e definir o corpo, ganhamos autoestima. 

A gente fica em paz com o reflexo no espelho e a forma como as roupas marcam a silhueta. Outra questão importante é que a atividade física libera endorfinas, substâncias que causam prazer, melhorando o estado emocional como um todo.

Se precisa melhorar a performance no trabalho, saiba que os exercícios aeróbicos, que demandam mais energia, também ajudam bastante, pois aumentam a frequência cardíaca, a irrigação sanguínea de todo o corpo e a oxigenação do cérebro. Com isso, novas ideias podem surgir a qualquer momento.

Quem quer dormir melhor também deve incluir os exercícios na rotina. Ao cansar o corpo, fica mais fácil regular o ciclo sono-vigília. Assim, o adormecer acontece de forma mais espontânea e reparadora também.

Funcionalidades

Exercitar-se também é muito importante para manter as funcionalidades corporais. Parece simples, mas capacidades como equilíbrio, velocidade, coordenação motora e propriocepção — a noção do seu corpo diante do espaço, para que não bata nos objetos — são praticadas e aprimoradas com o exercício físico.

Quem quer envelhecer bem precisa se exercitar para garantir que essas capacidades sejam mantidas plenamente ao longo dos anos. Os exercícios também ajudam a manter os ossos e os músculos fortes, prevenindo quedas e fraturas que, em idosos, têm potencial incapacitante.

Ponto de partida

Para abandonar o sedentarismo, o primeiro passo é a vontade de mudar. Em seguida, deve-se consultar o médico de confiança para uma avaliação geral da saúde. Isso é importante porque, dependendo da condição atual, exercitar-se de qualquer forma pode ser prejudicial. 

A orientação de um profissional de educação física, mesmo que remotamente, também é importante para prevenir lesões. Com tudo isso feito, basta escolher a atividade com a qual mais se identifica e começar.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!