Confira o dispositivo presente em diversos elementos do cotidiano, estimulando frequências sonoras

Buzzer é um mecanismo eletrônico que por meios de sinais piezoelétricos ou eletromagnéticos é capaz de produzir sons. Em resumo, o efeito piezoelétrico se caracteriza como um efeito físico causado por uma corrente elétrica.

Mateus
Publicado em 24/03/2022, às 13h56 - Atualizado em 25/03/2022, às 10h44

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Buzzer é um dispositivo capaz de produzir sons que utiliza sinais piezoelétricos ou eletromagnéticos. Os buzzers são muito utilizados em inúmeros mecanismos do dia a dia, como campainhas, fones de ouvido, beeps de protótipos e é até possível com esse componente eletrônico reproduzir músicas e melodias.

Muitos desconhecem essa excelente ferramenta que é o buzzer, se você quer estar informado sobre esse mecanismo leia o artigo abaixo.

O que é o Buzzer?

Buzzer é um mecanismo eletrônico que por meios de sinais piezoelétricos ou eletromagnéticos é capaz de produzir sons. Em resumo, o efeito piezoelétrico se caracteriza como um efeito físico causado por uma corrente elétrica. No caso do buzzer, é o que chamamos de efeito piezoelétrico inverso. Uma pressão física que gera uma corrente elétrica.

Qual função do Buzzer?

Como já dito, o buzzer utiliza o efeito piezoelétrico inverso para funcionar, e seu funcionamento se caracteriza por produzir sons quando o efeito piezoelétrico é produzido. Isso pode gerar inúmeros mecanismos, desde mais avançados para produzir melodias e músicas até para mais simples como uma campainha ou produzir um simples beep em algum sistema.

O que difere o Buzzer ativo e o passivo?

Basicamente existem dois tipos principais de buzzer, passivo e ativo. As diferenças entre ambos consiste no seguinte:

Ativo

O buzzer ativo é um mecanismo mais simples que irá gerar som assim que estiver ligado a uma corrente elétrica. O buzzer ativo produz um som fixo, desde que esteja ligado na eletricidade, mas esse é também seu ponto negativo. Ele é incapaz de produzir melodias complexas, já que ele é capaz de produzir apenas um tipo de som..

Passivo

Já o buzzer chamado passivo necessita de um mecanismo eletrônico que lhe dê os sinais piezoelétricos necessários para que ele funcione e produza som.  E embora essa seja uma limitação, pelo fato de necessitar estar ligado a algo, é também o que lhe proporciona a capacidade de produzir melodias mais complexas e até música, como caso seja ligado a diversas teclas.

Buzzer piezoelétrico: qual seu efeito e como funciona?

O buzzer piezoelétrico é o principal tipo de buzzers que se encontra no mercado. Sua característica é utilizar o efeito piezoelétrico inverso para produzir som.

Onde pode ser aplicado?

O buzzer piezoelétrico pode ser utilizado em sistemas de campainhas, de alarmes, em mecanismos que precisam de um bip e até mesmo em teclados e outros mecanismos que visam produzir música.

Buzzer eletromagnético: como funciona

Buzzer eletromagnéticos é outra forma de funcionar dos buzzers. Esse tipo de buzzer é geralmente utilizado em fones de ouvido e caixas de som convencionais, por ser capaz de produzir sons de alta fidelidade facilmente.

Componentes eletrônicos: Buzzer na placa arduino

O buzzer pode ser utilizado em conjunto com um sistema arduíno para produzir sons que o protótipo pede, para esse tipo de conexão é necessário um circuito, resistor e claro, arduíno e um buzzer passivo.

Código

Para o buzzer passivo funcionar em um prototipo arduino é necessário um código de um arquivo chamado de “arquivo pitches.h”. Esse arquivo é disponibilizado gratuitamente na internet e sua função é dar as notas que o sistema arduino quer que o buzzer reproduza.

Criação do arquivo pitches.h

O arquivo pitches.h é disponibilizado na internet mas para funcionar no arduino é necessário que o selecione com o IDE do prototipo. Após selecioná-lo basta colocar o arquivo baixado.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!