Saúde

Confira os principais mitos e verdades sobre alimentos congelados

Eles podem perder alguns nutrientes, mas, se bem conservados, continuam sendo boas opções saudáveis

Henrique Gear SEO
Publicado em 27/07/2020, às 11h24 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h25

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Adotar uma é uma dica que vale para todos. Entretanto, o hábito pode ser um grande desafio, já que, nem sempre, temos condições de comprar comida fresca ou cozinhá-las na rotina do dia a dia.

Quem mora sozinho ainda enfrenta a missão de conseguir consumir tudo dentro do prazo de validade. Afinal, as porções vendidas na feira ou nos supermercados não costumam ser pequenas, mas a diversidade é um pré-requisito para que as refeições sejam balanceadas.

Os alimentos congelados são uma ótima saída para esses problemas, pois ter refeições prontas ou pré-prontas no seu freezer facilita muito a rotina. A boa notícia é que é possível congelar praticamente tudo: de refeições completas a vegetais frescos. 

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados durante o processo, pois ainda há muita informação errada circulando por aí. Para te ajudar, fizemos uma lista com alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Nem toda comida congelada faz mal — Verdade

Alimentos industrializados costumam ser ricos em sódio e não muito saudáveis. No entanto, já existem várias empresas especializadas em refeições naturais que podem ser conservadas no freezer. Você também pode congelar aquela comida feita em casa, sem aditivos.

Comida congelada não vence — Mito

É verdade que praticamente todos os alimentos duram mais tempo se conservados em baixas temperaturas, mas isso não quer dizer que eles não tenham prazo de validade. Em geral, a indicação é que os alimentos congelados sejam consumidos em até três meses, mas tudo depende, claro, da comida e das condições de armazenamento. 

Descongelamento não deve ser feito em temperatura ambiente — Verdade

O ideal é que a comida descongele ainda em processo de resfriamento, na geladeira. Para isso, uma dica é planejar as refeições e tirar os ingredientes do freezer um dia antes.

Em cima da pia, à temperatura ambiente, os alimentos até descongelam mais rápido, mas ficam sujeitos à contaminação e à proliferação de micro-organismos. Não é proibido, mas é bom evitar.

Frio elimina os nutrientes — Mito

Alguns alimentos podem perder valor nutricional ao serem congelados, mas isso costuma ser algo mínimo. Proteínas, vitaminas e minerais, por exemplo, são pouco impactadas pelo processo. 

A diferença maior costuma ser sentida na textura ou no sabor de determinadas comidas, mas o armazenamento correto pode ajudar a minimizar o problema. No caso dos vegetais, o branqueamento ajuda bastante.

Nem todo alimento precisa ser descongelado — Verdade

Alimentos que serão preparados em imersão, como salgadinhos, e assados, como lasanhas e refeições completas, podem ir direto ao forno. Nesses casos, o processo de descongelamento pode, inclusive, prejudicar o resultado final.

Dá para congelar a mesma refeição mais de uma vez — Mito

Uma vez descongelado, o alimento deve ser consumido em pouco tempo. Isso porque recongelar a comida pode não garantir a segurança alimentar. Além disso, ela perde água e nutrientes à medida que o processo se repete.

Alguns alimentos não devem ser congelados — Verdade

Embora seja seguro, nem todos os alimentos ficam apetitosos ao serem congelados. É o caso de ovos, maioneses, queijos cremosos, algumas frutas e legumes ricos em água. Geralmente, a perda de textura e sabor são os problemas mais frequentes.

Líquidos não podem ser congelados — Mito

Alimentos líquidos, como sopas, caldos e vitaminas, podem ir ao freezer. No entanto, pratos que levam diferentes itens líquidos, como um estrogonofe, devem ser consumidos em menos tempo, para não perderem cor e textura. 

Leite e creme de leite perdem textura e não devem ser congelados para serem consumidos puros. Entretanto, para utilizar em preparos, como um bolo, molho ou smoothie, ficam perfeitos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!