INVESTIMENTO

Conheça os 6 principais erros de investidores e saiba como evitá-los

Investir bem é o desejo de muitos, para futuramente conseguir até mesmo viver disso, financeiramente falando, mas existem erros que muitos cometem

Henrique
Publicado em 17/09/2020, às 19h22 - Atualizado em 22/09/2020, às 14h37

FacebookTwitterWhatsApp
Mega Frases
Mega Frases

Em qualquer área que nos propusermos a dominar sempre teremos que ter em mente que isso irá nos exigir esforços, estudos e prática.

Portanto, para se tornar um investidor é a mesma coisa, você vai precisa se dedicar para entender esse universo extremamente desafiador e aprender a fazer o dinheiro trabalhar para você.

Desse modo, como acreditamos que conhecer os principais erros de investidores poderá auxiliar tanto o investidor iniciante quanto o experiente, resolvemos trazer os 6 principais erros de investidores para você ficar atento e evitá-los quando fizer investimento. Confira!

1. Não descobrir seu perfil de investidor

Um dos maiores erros de quem faz investimento é desconhecer seu perfil de investidor, sendo que essa deveria ser uma das prioridades para se começar a investir.

Na bolsa de valores existem vários tipos de investimentos que vão de encontro com os muitos perfis de investidor, porém, você não conseguirá depreender isso se ignorar seu perfil, certo?

Portanto, se você tem características mais conservadoras, moderadas ou arrojadas como investidor, você encontrará opções que vão de encontro a elas.

No entanto, você precisa ter clareza de qual o nível de risco você aceita correr para ter uma possibilidade maior de rentabilidade.

2. Não estudar sobre investimentos

Para fazer bons Investimentos você precisa estudar sobre investimentos antes de realmente investir, ou seja, você precisa entender a mecânica e a estrutura básica desse universo.

Investimentos impulsivos ou no “achismo”, sem nenhuma estratégia, objetivo ou meta pode ser uma grande cilada.

Lógico que você poderá ter sorte e ganhar muito dinheiro sem entender nada do assunto, porém isso é um risco muito grande e, um bom investidor não estará disposto a correr.

Ter bons resultados em investimentos – resultados consistentes – requer muito estudo sobre a área e a elaboração de estratégias e planos. Saiba mais neste blog!

Isso quer dizer que depender da sorte está fora de cogitação se você pretende obter bons retornos em suas aplicações e fazer disso um negócio. Portanto, estude muito antes de cada investimento que for fazer.

3. Pensar apenas em curto prazo

Como já mencionamos, investimento é algo que não se deve fazer por impulso e tão pouco pensando apenas em curto prazo, pois isso pode te levar a ter prejuízos financeiros.

Um dos principais erros de investidores é esperar resultados rápidos e/ou instantâneos e isso significa que negligenciam o mercado a longo prazo o que pode gerar perda de dinheiro ao invés de lucro, devido as oscilações do mercado.

Outro caso comum é investir muito dinheiro em algo sem pensar direito e acabar tendo que sacar o valor pouco tempo depois, o que fará com que além de perder rentabilidade, corra o risco de pagar mais impostos.

4. Ser ganancioso

É incontestável que ganhar dinheiro é muito bom, porém, ser ganancioso é algo traiçoeiro para o investidor.

Isso quer dizer que se você está lucrando muito com suas aplicações pode ficar “empolgado” com a perspectiva de obter maior lucro e acabar tomando decisões erradas, tendo resultados contrários ao esperado.

O mercado de investimento é volátil e tudo o que você ganhar hoje pode se transformar em prejuízos amanhã, portanto, não se deixe levar pela euforia de uma rentabilidade muito acima da média.

Planeje suas ações fundamentadas em estratégias, estudos, fatos e informações, não em euforia ou achismos.

5. Não ter paciência nas operações

Seja porque você quer ter lucros rápidos, seja por você estar tendo “sorte”, seja por falta de estudo e conhecimentos... São muitos os motivos que podem te levar a não ter paciência nas operações financeiras.

Essa falta de paciência, novamente, pode te fazer correr riscos grandes e a tomar decisões erradas, dando um grande prejuízo nas suas aplicações.

Portanto, respire fundo, estude suas operações, faça um planejamento, trace prazos, metas, elabore estratégias e escolha os melhores ativos sem pressa, afinal, a pressa é inimiga da perfeição, concorda?

6. Não diversificar seus investimentos

Provavelmente esse é um dos maiores erros de investidores: não diversificar seus investimentos, seja no mercado de renda fixa ou variável.

Definitivamente, a regra de ouro para ser um bom investidor é diversificar suas aplicações, ou seja, investir um pouco do seu valor disponível em produtos que combinem com seu perfil.

Por exemplo: Imagine só investir todo o seu dinheiro em um único produto e esse investimento não der certo? Você terá um baita prejuízo, então, seu melhor aliado é diversificar suas aplicações.

Depois de tudo o que foi exposto você já pode ter uma boa ideia do que não fazer como investidor, certo? Espero que tenha gostado das dicas e que elas contribuam para melhorar seus investimentos e estratégias.

Imagem retirada de https://megafrases.com.br

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!