Covid-19 Faz Casamentos Serem Adiados em Todo o Brasil

Como a pandemia afetou os casamentos?

Henrique
Publicado em 13/05/2021, às 11h47 - Atualizado às 15h03

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

A Pandemia de Covid-19 fez com que um número considerável de pessoas adiasse o sonho de realizar um casamento para muitos convidados, em uma igreja decorada e com uma festa para centenas de pessoas.

Em dezembro de 2020, as buscas sobre “como adiar casamento” tiveram o maior pico dos últimos 5 anos, segundo a analista de dados Bruna Bozano.

A frustração de adiar a data da celebração de uma união, nesse caso, é unida com uma agenda financeira complicada de organizar, já que fornecedores, aluguel de salão e vestido são itens que precisam ser encomendados ou agendados com bastante antecedência. Isso sem falar nos convites, nas férias agendadas para curtir a lua de mel e outros aborrecimentos envolvidos com a mudança da data.

Entre março e 5 de maio de 2020, já haviam 1.128 reclamações relacionadas a cancelamento ou adiamento de casamentos no site do Reclame Aqui. Revelando o quanto foi frustrante ter que remarcar ou cancelar a cerimônia do grande dia.

Para realizar um comparativo com os períodos comuns, o próprio Reclame Aqui disponibiliza a informação: “Em janeiro e fevereiro, o site contabilizava, em média, 245 reclamações sobre o assunto. Em março, saltou para 564, e em abril foram 506 reclamações relacionadas a casamento”.

Casamentos Intimistas Se Tornam 1ª Opção

“Quem não quis ficar na incerteza de quando poderia selar, definitivamente, a união, optou por cerimônias mais simples e menores, em espaços abertos, como a praia ou uma chácara, e utilizou a estratégia para evitar as despesas com aluguel de espaço, afinal, em espaços públicos ou em sítio ou chácara de amigo ou familiar, esse investimento sai da agenda de contas a pagar”. – Dica do blog de casamento “Casamento na Praia”.

A escolha por um casamento mais simples, ao ar livre e com menos convidados torna todos os preparativos mais simples e diminui um pouco a carga da ansiedade que fica sobre os noivos durante os preparativos.

Tensão Pré-Casamento Leva Noivos à Terapia

É natural que algumas semanas antes do casamento acontecer, tanto o noivo quanto a noiva sintam-se nervosos, preocupados com a aparência, com o que fazer para que tudo dê certo durante a cerimônia e na lua de mel.

Enquanto as mulheres vão em busca de cremes capazes de reduzir a celulite, homens buscam por vitamina para crescer cabelo, e ambos, geralmente, passam a fazer mais exercícios, a fim de ficar com o corpo que desejam registrar nas fotos que ficarão registradas para sempre como um dia mais do que especial.

Precisar mudar a data, informar convidados, alterar o planejamento das férias, cancelar a viagem tão sonhada de lua de mel, para muitos, é um aborrecimento maior do que se pode lidar.

Todas essas cobranças em torno do casamento perfeito fazem com que muitos casais precisem fazer terapia de casal antes mesmo do casamento acontecer, pois ficam ansiosos e nervosos em relação à organização, a imagem pessoal e a obrigação de fazer com que tudo seja perfeito.

A sugestão de especialistas é que a organização do casamento seja feita por um cerimonialista ou por uma empresa organizadora de casamentos e os noivos se preocupem apenas com o que realmente faz sentido pra eles como roupas, joias ou semijoias que serão usadas, sapatos, padrinhos e destino da lua de mel.

Embora possa parecer que a contratação de um profissional seja um adicional na planilha de custos, a experiência que um especialista possui e a vasta carteira de fornecedores com que já costuma trabalhar, faz com que, muitas vezes, a economia geral pague, por si só, o custo da contratação.

Mini Wedding e Micro Wedding

O Mini Wedding ou Micro Wedding, modalidades pequenas de cerimônias de casamento, já eram realidade na Europa bem antes da pandemia acontecer e já estavam fazendo sucesso nos Estados Unidos há algum tempo também.

No Brasil, vários casais já vinham optando por cerimônias menores, tanto pela questão da economia quanto pela percepção de que um casamento não precisa ser uma espécie de “Rock in Rio” para ser memorável.

Com a chegada do Coronavírus ao país, fazer uma cerimônia intimista se tornou a única forma segura de celebrar a união com convidados e isso fez com que as pesquisas em torno dos Mini Weddings crescessem exponencialmente.

Considerações Finais

Quem tem um sonho de realizar uma grande festa pode não se contentar em celebrar o casamento em uma cerimônia intimista e, nesse caso, o recomendado é aguardar que a vacinação alcance toda a população, para garantir que o grande dia não será uma oportunidade de disseminação de vírus.

Por outro lado, quem decide manter a data e os planos, consegue encontrar nas cerimônias menores um ambiente de maior aconchego e atenção aos detalhes, realizar a celebração de forma mais segura e ainda economizar um pouco para aproveitar a primeira viagem quando tudo isso passar.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!