DICAS

Declaração de Imposto de Renda: Veja como declarar benefícios recebidos do governo

Confira algumas dicas

Mateus
Publicado em 23/02/2022, às 13h56 - Atualizado em 24/02/2022, às 10h38

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Com a pandemia de coronavírus tomando conta do país, diversos benefícios sociais foram entregues pelo Ministério da Economia. Dessa forma, surgiu a dúvida sobre como funciona a declaração de imposto de renda para os benefícios recebidos.

Sim, benefícios sociais entram no imposto de renda da Receita Federal, principalmente o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Além dele, há a ajuda compensatória e o auxílio emergencial.

Prossiga com a leitura do artigo e veja como você pode declarar os benefícios para a Receita Federal!

Como declarar o BEm no imposto de renda?

Para evitar demissões, muitas empresas decidiram aderir ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, anunciado pelo Governo Federal.” (UOL economia)

Como declarar o BEm no imposto de renda? Caso não saiba, o Benefício Emergencial de Preservação do emprego e da Renda é um rendimento tributável. 

Ele é pago pelo governo para os funcionários que tiveram uma redução de jornada ou suspensão temporária do contrato de trabalho. Além dele, há uma ajuda compensatória mensal, essa paga pela empresa.

Apesar dela ser isenta de imposto, a ajuda compensatória, assim como o BEm, também precisa ser declarada no imposto de renda da Receita Federal. Os dois devem ser informados em detalhes, que constam no informe de rendimentos da empresa.

Você pode consultar o informe de rendimentos na Caixa Econômica Federal ou então o informe de rendimentos no Banco do Brasil.

Afinal, como declarar o bem no imposto de renda?

No site da Receita Federal, o Benefício Emergencial é informado na ficha “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica”. Ela se localiza no menu do lado esquerdo da tela de preenchimento da declaração – basta clicar em “novo” para começar.

No momento de identificar a fonte pagadora, lembre-se que não é a empresa que paga, mas sim o governo. Dessa forma, no campo “nome da fonte pagadora”, coloque Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.

Já no campo “CNPJ da fonte pagadora”, coloque o número 00.394.460/0572-59. Após preencher o campo de valor recebido, clique em OK para concluir a ficha.

Obs: salários, 13º e férias são pagos pela empresa, então deve ser adotado o nome e o CNPJ da empresa. Todos são lançados separadamente na ficha “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica”.

Como declarar a ajuda compensatória no imposto de renda?

No imposto de renda de pessoa física, também entra a ajuda compensatória. Os valores recebidos com essa finalidade se encaixam na ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”.

Ela também se localiza no menu do lado esquerdo, bastando clicar em “novo” para começar o preenchimento. No campo “Tipo de Rendimento”, escolha o código 26 – Outros. No nome e no CNPJ da fonte pagadora, pode informar os dados da empresa.

Já no campo “Descrição”, precisa escrever apenas Ajuda compensatória. Por fim, preencha o valor recebido e clique em OK para concluir a ficha.

Como declarar o auxílio emergencial no imposto de renda?

Como declarar o auxílio emergencial no imposto de renda? Antes de responder essa pergunta, é necessário identificar o que ele é: o auxílio emergencial se trata de um benefício social pago pelo governo em parcelas durante o último ano.

Se você recebeu, junto dele, um total superior a R$ 22.847,76 em outros rendimentos, precisa declará-lo no imposto de renda para pessoa física. Não só isso, pois também perde a isenção de imposto sobre o auxílio. 

Afinal, como declarar o auxílio emergencial?

O auxílio emergencial também se encaixa na ficha “Rendimentos recebidos de pessoa jurídica” da Receita Federal. Dessa forma, você pode realizar o mesmo procedimento feito para o BEm, colocando o nome Auxílio Emergencial e o CNPJ 00.394.460/0572-59.

A declaração de Imposto de Renda é fácil?

Sim, pois o próprio programa do imposto de renda da Receita Federal gera a guia para o recolhimento do valor pelo contribuinte. Dessa forma, seu maior trabalho é informar os dados certos nos espaços por preencher.

Sendo assim, se chegou a hora de fazer a declaração de imposto de renda, não perca tempo e faça agora!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!